Como tirar fotos profissionais com seu smartphone

Tirar fotos com o celular há apenas cinco anos era sinônimo de fotos desfocadas, tremidas e de baixa qualidade. Assim, para os fotógrafos amadores de plantão, não restava outra alternativa a não ser ter à mão um celular e uma câmera digital, além de um computador para guardar os arquivos.

Dá para imaginar que essa era a nossa realidade há apenas cinco anos? Nem uma década se passou, e tudo o que precisamos hoje em dia é de um bom smartphone que caiba no bolso para tirar boas fotos. E para guardar os arquivos hoje é possível armazenar tudo na nuvem, não precisando nem mesmo ter um computador para isso.

fotografia-iphone

De acordo com um estudo recente feito pelo NPD Group essa tendência é tão forte que até a venda das câmeras digitais está caindo. Segundo a pesquisa, a quantidade de pessoas que utilizam smartphones para tirar fotos, em vez de uma câmera digital simples cresceu 27% no ano passado. Apenas as cameras fotográficas digitais profissionais de alta qualidade não estão sendo afetadas por esta tendência.

Mas como para a maioria dos mortais, ter uma câmera que custa 10 mil dólares não é algo tão acessível, o jeito é apelar para o que a tecnologia pode nos oferecer. E tendo à mão alguns gadgets e aplicativos para smartphone, é possível sim fazer fotos com qualidade professional apenas usando o celular. Veja a seguir algumas dicas para tirar fotos excelentes com seu smartphone sem precisar ter uma câmera caríssima em mãos:

Aplicativo para edição de imagens

Muitos dos smartphones mais novos já vem com aplicativos pré-instalados que são uma mão na roda na hora de melhorar fotos tiradas no celular – como o Time Shift para o sistema operacional BlackBerry 10 –, mas há também ótimas opções de apps que você pode baixar. Um dos melhores apps para fotos é o Camera Pro. Disponível para iPhone, o aplicativo tem opções anti-tremido, controle de flash, exposição manual, ferramentas de edição como corte e saturação da imagem, entre outras.

Tripé para smartphone

O melhor jeito para evitar fotos tremidas quando você tem que apoiar o smartphone em alguma superfície não confiável e correr para sair na foto em grupo é um tripé. Já existem tripés desenvolvidos exclusivamente para smartphones, mas é possível adaptar um tripe comum de câmera para o seu celular. No site Instructables você encontra até um passo a passo.

Flash para acoplar no celular

Outro problema recorrente nas fotos tiradas do celular é a luz: como as câmeras não têm opções de abertura e exposição, é preciso muita luz para fazer boas fotos. Com um flash de bolso acoplável ao smartphone, já é possível melhorar e muito a qualidade das fotos.

Lente magnética externa para smartphone

Um dos problemas dos smartphones comparados às cameras profissionais é a lente da câmera: por ser built-in, o zoom digital era a única ferramenta extra disponível. Mas agora com as lentes externas acopláveis ao celular, tudo pode mudar: é possível fazer fotos com lentes especiais como fisheye (olho de peixe), macro e até fotos tele com zoom manual.

Comente aqui sobre quais acessórios você já experimentou para incrementar suas fotos! E se você sempre quis, mas nunca encontrou algum acessório legal para seu aparelho, dê uma pesquisada no DX (antigo DealExtreme) pois o número de itens bons e baratos é grande. Vale a pena pesquisar!

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.