O futuro da música está nos smartphones

Quem hoje em dia compra CDs? Salvo alguns saudosistas do vinil, as mídias tradicionais já perderam seu espaço para a música digital. Durante a era do MP3, o gadget que revolucionou o mercado de música foi o tocador de MP3, com destaque para o iPod, da Apple.

Mas hoje, com uma nova geração de smartphones equipados com o que há de melhor em qualidade de som e capacidade de armazenamento, os MP3 players cederam seu lugar aos telefones Android, BlackBerry e afins.

De acordo com estudo realizado pela ComScore, 48% dos usuários de smartphone ouvem música no seu celular. A música também é um fator decisivo na hora da escolha pelo modelo e marca do smartphone: segundo a pesquisa, usuários consideram a capacidade do aparelho de reproduzir música e vídeo como um dos fatores mais importantes.

Um outro dado interessante é que a música é um dos assuntos mais compartilhados em redes sociais – o que faz as gravadoras e empresários da indústria da música ficarem de antenas ligadas. Uma das tendências mais populares no momento é o serviço de music streaming.

Basicamente o usuário paga uma assinatura para acessar suas playlists na nuvem, seja num tablet, computador ou smartphone. A grande vantagem do streaming é a possibilidade de ouvir o que quiser, quando quiser, sem precisar baixar músicas ou lotar a memória do telefone com arquivos MP3. Na teoria a ideia é incrível, mas o único ‘porém’ disso tudo é a qualidade, disponibilidade e preço do serviço de internet 3G no Brasil, qua ainda não conseguiu alcançar os padrões de países como Inglaterra e Estados Unidos.

Aqui vão alguns dos melhores apps de smartphones para música, o Spotify e o Shazam:

spotify

Tem versão gratuíta para uso, ou seja, bancada pelos anúncios e a premium, que é paga. A gratuita é como um rádio, que quando se está conectado pode procurar por uma extensa lista de músicas disponíveis. A premium suporta escutar música quando está offline ou sincroniza suas músicas quando está on. Com ele você pode ver o que seus amigos estão ouvindo, compartilhar suas preferências no Facebook.

shazam_650

Identifica músicas rapidamente quando são cantaroladas no microfone do seu telefone. O app te leva a ouvir a música ou a uma versão de 30 segundos no iTunes ou Rdio. A versão paga do app remove os anúncios e te leva ao Pandora* ou Spotify para escutar a versão completa.

*O Pandora só funciona nos EUA.

Estes apps também estão disponíveis para os aparelhos BlackBerry. Qual destes apps você prefere e porquê?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.