Google Maps vs. Apple Maps

O iOS 6 vem aí (já deve ser lançado em meados de setembro de 2012) e uma das novidades mais esperadas pelos usuários é a solução de mapas da Apple, que chega em substituição ao Google Maps que esteve presente nas 5 versões anteriores do sistema operacional para os iGadgets.

Muitos usuários já puderam testar o Apple Maps nas versões beta do iOS 6 liberadas para desenvolvedores e foram surpreendidos com a qualidade gráfica e detalhes que a Apple alcançou em pouco tempo, uma vez que a Google já trabalhava com mapas 3D há muitos anos – e coincidentemente até atualizou o Google Earth depois do anúncio da Apple.

Para demonstrar e comparar os 2 serviços, o pessoal do iDownloadBlog, criou um vídeo mostrando as diferenças existentes nos mapas do Google e da Apple (utilizando ainda uma versão beta) em diferentes escalas de zoom: longe, distância mediana e bem próximo, quase um close na faixada de um imóvel.

Olhando de longe algumas texturas são bem parecidas, variando bem pouco nas tonalidades de cor, mas quando se aproxima bem, nota uma diferença significativa a favor da Apple que dá mais realismo e detalhamento às construções, enquanto em alguns casos as imagens 3D do Google Maps mais parecem texturas de jogos de videogames da década de 90.

Confira e tire suas conclusões:

Eu não testei o Apple Maps e, portanto não posso dar opiniões sobre questão de abrangência desse serviço se tratanto de Brasil. É bem provável que inicialmente algumas cidades com baixo número de habitantes estejam “fora do mapa” inicialmente. Nada que updates futuros (ainda no beta, ou já na versão final) não resolvam, ou adicionem no caso.

O Google que se prepare para correr atrás do prejuízo, já que era dominante até os dias de hoje e acaba de ganhar um forte concorrente.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.