Google Me, a nova rede social do Google

Poucas pessoas sabem, e grande maioria nem faz ideia do que seja, mas desde a última quarta-feira (30 de março), o Google ativou sua nova rede social, o Google Me, depois de cerca de 8 meses de muitas dúvidas e rumores.

Felizmente (ou infelizmente, depende do gosto de cada um) o Google Me não é um novo Orkut como muita gente comentava. Na verdade a nova rede social não é mais do que um botão +1 (pelo menos por enquanto) que você irá ver ao lados dos links nos resultados de suas pesquisas.

Google Me

Com isso, o Google quer tornar a pesquisa personalizada, uma vez que cada pessoa poderá ver os links recomendados pelo seu círculo de amigos.

Como conseguir uma conta no Google Me? Precisa de convite?

Como já dissemos, o Google Me não se trata de um site como Orkut que você verá páginas pessoais, comunidades, etc. É um serviço novo do Google que já está sendo disponibilizado para todos usuários. Mas para isso é necessário que você tenha um perfil no Google Profiles, uma página sua no Google onde você pode compartilhar informações pessoais e profissionais, além de links para seus sites, blogs, e perfil no Twitter, Facebook, etc.

Depois de criado (ou editado) seu perfil, agora é preciso fazer a inscrição na página de testes de produtos do Google e pronto! Ou quase isso, já que no meu caso demorou um pouco pra ser ativado.

Quando ativado o botão +1 será visto em diversos sites, da mesma forma que o botão Curtir  do Facebook. Quando o usuário gostar de um link, ele poderá clicar no botão, dando um voto de qualidade para aquele link. As recomendações poderão ser vistas por outros amigos do usuário dentro de sua rede de contatos do Google. E sempre que alguém compartilhar um link você verá a foto da pessoa  logo abaixo da indicação do link, para que seja identificado quem fez a divulgação.

Veja como funciona o Google Me nesse vídeo:

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Dica interessante! Fiz o teste no Google Search e por enquanto o botão +1 só funciona na versão .com. Vamos ver se esse recurso vai “vingar”. :)

  • Muito boa sua dica, valeu.

  • Bem, o meu ‘Plus One’ não funcionou na página do Google Brasil e apenas no Google.com (in English)