Resolvendo problemas do Guardião Itaú no Chrome no Mac OS X

Todos que fazem uso de bankline em seus computadores sabem o quanto é chato, porém necessário a instalação de aplicativos para manter a segurança e confiabilidade nos sites das instituições financeiras ainda mais quando é nosso dinheiro que está envolvido.

E ultimamente, após uma atualização de versão do navegador Google Chrome, eu não conseguia mais realizar operações financeiras através do site do Itaú. Conseguia acessar a conta, ver extratos, fatura do cartão, entre outras coisas.. Mas realizar transferências e pagamentos foram 2 das operações que deixaram de ser efetuadas.

Ao tentar fazer esses pagamentos, sempre era solicitada a instalação do Guardião Itaú. Eu sabia que já tinha instalado anteriormente, mesmo assim prosseguia com a instalação e reiniciava o navegador. Em novas tentativas, percebia que o processo entrava em loop, ou seja, sempre solicitava a instalação do aplicativo.

Qual a solução encontrada nesse caso?

Acabei utilizando outros navegadores como o Safari e Firefox e até mesmo instalei o aplicativo do banco para Mac OS X – este último que não gostei muito pois era sempre executado em tela cheia e com um imenso fundo branco e não permitia fazer alteração na resolução.

Mas recentemente descobri que há um macete para resolver de vez esse problema e conseguir instalar o Guardião do Itaú no Chrome. Basta abrir uma nova aba no navegador (cmd+T) e digite:

chrome://flags/#enable-npapi

Será localizado a flag Enable NPAPI como mostra a imagem abaixo:

npapi

Por padrão, a opção vêm desativada. Clique em Enable e reinicie o browser.

Ao acessar o site do Itaú (e de outros bancos com soluções de segurança semelhantes) e tentar realizar alguma transferência ou pagamento, será mais uma vez solicitado a instalação do Guardião. O que muda é que dessa vez o processo terá sequência e você irá conseguir realizar sua transação.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Wagner Duarte

    amigo tentei isso mesmo assim estou tendo erro ao instalar guardiao so no ie q funciona