Habilitando gravação em discos NTFS no Mac OS X com o SLNTFS

HD Externo

Se você, assim como eu, possui um HD externo e necessita em conectá-los a sistemas Windows (infelizmente ainda uso isso no trabalho) e Mac para transporte e transferência de arquivos já deve ter passado pela situação de ter um disco com partição NTFS (New Technology File System – sistema de arquivos padrão para o Windows NT, XP, 2000, Vista, 7 e ainda o Windows Server 2003 e 2008) e não poder gravar arquivos nele através do seu Mac.

O Mac OS X permite montagem e leitura desses HD, mas infelizmente ainda não possui um suporte nativo à gravações (ou escrita), nos impedindo de alterar, gravar e até mesmo apagar arquivos contidos nele. Uma solução rápida e fácil seria formatar esse disco em FAT32, mas isso impediria a gravação de qualquer arquivo com tamanho superior a 4GB – como por exemplo a imagem ISO de um DVD.

Já existem, há algum tempo, algumas soluções para isso como o Paragon NTFS for Mac que custa $40, ou o MacFUSE que é um software de código aberto e gratuito do Google em cunjunto com o NTFS 3G – mas que não possui suporte à versão 64 bits do Snow Leopard.

SLNTFS

Hoje eu conheci o SLNTFS, um painel de preferências que permite a você habilitar a função de escrita em discos com partição NTFS utilizando um driver da própria Apple. Durante a instalação, o SLNTFS já inclui também um DAEMON (Monitor de Execução e de Disco – ferramenta que roda em background no sistema, ao invés de ser inicializado manualmente por um usuário) que avisa quando você conecta uma unidade de disco NTFS e ela é montada mas não está habilitada para gravação, e pergunta se você deseja ou não ativar a escrita no disco.

O software é gratuito (freeware) e necessita do Mac OS X 10.6 ou versão mais recente. Para fazer download clique aqui. E caso você já utilize o NTFS3G/MacFuse, recomendo desinstalar antes para evitar algum conflito.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Carlos

    Valeu mesmo…
    Parece que foi escrito pra mim… estava procurando essa resposta faz 2 dias…
    jusamente pq comprei um desses cases de HD … pra recuperar meus dados no mac … mas nao estava conseguindo editar e apagar nada…

    Valeu

  • Diogo Carneiro

    Boa noite, eu gostaria de uma ajuda se possível, eu instalei o SLNTFS no meu mac e funcionou perfeitamente, apaguei vários arquivos pra testar antes, acontece que trabalho com fotografia, e após tratar algumas no cameraw eu mandei salvar umas 100 fotos numa nova pasta dentro da pasta raiz… e aí é que ta a coisa… eu não consigo mais acessar a pasta na qual salvei os arquivos nem a pasta raiz na qual estão as fotos sem tratamento…fiquei assustado pra caramba…ai tentei desconectar o hd do mac, não ejetava, tive que desligar o mac pra tentar no pc… sabe o que dava no pc? que a pasta na qual eu tenho arquivado umas 350 foto esta corrompida e inacessível… e agora meus amigos o que eu faço? eu to numa nóia danada, são fotos que eu não tenho como perder…
    gostaria da ajuda de vocês…abraço

  • Antonio

    Sou novo em Mac, e instalei o SLNTFS, e meu HD aparece na janela, mas não consigo habilitar para gravar; eu clico e ele aceita por alguns segundo depois retira automaticamente o click.

  • Igor

    Comigo acontece a mesma coisa que o Antonio.
    Alguem pode ajudar ?

  • Jonas Presse

    Antônio / Igor, boa tarde.
    Possuo um Macbook Air com o Snow Leopard 10.6.5 (64 bits). Instalei o MacFUSE e não consegui habilitar escrita no meu device NFTS. Instalei o SLNTFS e ocorreu a mesma coisa, porém, instalei o NTFS-3G e consegui escrever perfeitamente no meu device NTFS. O único inconveniente é que ocorre um certo erro de library ao abrir “Preferências do Sistema > NTFS-3G” (que não descobri exatamente o por quê ou como solucionar), porém seus devices NTFS serão habilitados para leitura/gravação automaticamente, sem nenhum esforço ou configuração do software.

    Então, a dica é: remova os softwares de habilitação de escrita para devices NTFS (para que não ocorra nenhum tipo de conflito) e instale o NTFS-3G.
    Ao rebootar a máquina, o dispositivo NTFS será habilitado para escrita automaticamente.

    Espero ter ajudado.
    Abs,
    Jonas Presse

  • Olá Diogo!

    Sou designer gráfico e acoteceu algo semelhante comigo. No primeio dia de uso do sl-ntsf, tudo funcionou muito bem. Quando liguei meu Macbook no dia seguinte a ÚNICA pasta que havia sumido era a do meu portfólio inteiro, constava 0 bytes. Quase desmaiei e fui procurar ajuda na net. Vi em outro fórum casos semelhantes e as pessoas recomendavam desinstalar o sl-ntsf e instalar o ntsf 3g. Resolveu!!!!

    Espero que te ajude!!

    Abraço!

  • Rodrigo F.

    Valeu Cara, ótima dica!

  • Wemerson

    Parabens,
    Sou novato neste mundo mac e sem a atitude de pessoas como voce minha vida seria muito mais dificil.
    Continue assim, pois nos usuarios finais precisamos muito de vcs.

  • Felipe Duardo

    entao estou tentando instalar o ntfs 3g, no mb pro com os x 10.6.7 instala
    perfeitamente mas ao conectar um device é exibido um erro na /Library/filesystem/…

    alguem..?

  • Thiago Costa

    Valeu!!! Matou em cheio!!!

  • Renata

    Ontem tb tive um problema com o SLNTFS. Instalei o programa e ele funcionou super bem, consegui finalmente gravar e apagar arquivos do meu hd externo, inicialmente formatado para windows. Depois de meia hora de uso os arquivos todos sumiram. Só aparecia o nome do disco e o espaço utilizado, mas o mac não conseguia ler nenhum arquivo, era como se o hd estivesse vazio. Vou tentar instalar o NTFS 3g pra ver se resolve. Obrigada pela dica!

  • Marcos

    Olha aqui deu certo …nao estava conseguindo tranferi do mac pro hd externo, ai instalei SLNTFS depois procurei ele no spotlight do mac dei dois click ele abriu esta imagem que esta acima citada, mas nao esqueça de abrir o cadeado depois marquei a caixa do hd que eu conectei no mac ele confirmo e pronto HD liberado para receber transferencias do mac.

  • Filipe

    Instalei o SLNTFS e ele funcionou perfeitamente. Tenho um MBP com OS X 10.6.8.

  • Christian

    Comigo aconteceu a mesma coisa Diogo Carneiro.
    No primeiro dia de uso acessei uma pasta com fotos, ao entrar novamente vi que alguns arquivos tinham sumido. Tentei retirar o HD mas não funcionou, ficou “entalado”. Tive que desligar o note. Ao colocar no pc com Windows, a pasta estava corrompida e inacessível :/

  • rodrigo

    conseguiiii..

    no começo eu estava com o mesmo problema que a maioria das pessoas aqui.
    ai eu fui em PREFERENCIA DE SISTEMA e desistalei o Mcfuse, e depois abri o SLNTFS e habilitei o HD EXTERNO, ai fiz o teste e deu certo. consigo copiar e deletar arquivos.

    valew mano!!!!

  • leonardo

    Quando conecto o HD Samsung ao Mac, aparece a mensagem de erro:

    NTFS-3G

    NTFS-3G could not mount /dev/disk2s1
    at /Volumes/Samsung because the following
    problem occurred:

    dyld: Library not loaded: /usr/local/lib/libfuse.
    2.dylib
    Referenced from: /usr/local/bin/ntfs-3g
    Reason: image not found

    Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema para que eu possa usar o HD externo normalmente no Mac?

    Obrigado,
    Leonardo

  • Losalmeidas

    PUTA QUE PARIU!
    De felicidade, ha semanas eu tava com esse problema, sem poder alterar, mover, renomear pastas e arquivos no hd portatil. Problema resolvido com
    NTFS-3G for Mac OS X
    http://www.macupdate.com/app/mac/24481/ntfs-3g

  • Samuel

    OBRIGADOO! MUITO OBRIGADO!

  • Wagner Honorio

    Oi, tudo bem?… baixei o programa e tentei instalar ele em um iMac 3.06 GHz Intel Core 2 Duo, num iMac i7 e num iMac i5… ele fez a instalação tudo certinho, terminou, cliquei no ok… quando fui procurar o programa, não achei. tentei 3 vezes em cada maquina e não achei… alguém pode, por favor, explicar o que talvez tenha acontecido?… obrigado.
    Abraçø a todos…
    Wagner

  • Estevão

    Gente não precisa ter todo esse trabalho, instalar esses programas pode deixar o computador muito instável e propenso a erros e travamentos…

    Existe um sistema de arquivos que Mac e Win compartilham e não é limitado, é a evolução do FAT, chama-se ExtFAT, o mac formata e Win7 e Vista já vem com suporte nativo, o XP com uma atualização do SP3 também lê.

    Formate todos os seus dispositivos (maiores q 4 Gb) em ExFAT que não haverá mais problemas…

    aqui uma tabela para tirar duvidas, a ultima é que trata do assunto mais profundamente
    http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems
    Abraço

  • Marcelo

    Olá PessoALL,

    Pra quem não consegue encontrar o “bichino” depois de instalado, ele fica nas “Preferencias do Sistema”.

    Pra quem nem está conseguindo usar, o prefixo “SL” é de Snow Leopard, ou seja, não funciona no Lion.

    Abraço a todos!

  • Rodrigo

    Dá vontade de copiar esse site e levar em uma apple store e enfiar na cara do primeiro vendedor fdp que falar que: “no mac tudo é simples, ligou e pronto, não precisa configuar nada” pro inferno…

  • Gustavo

    Amigos,

    Tive o mesmo problema. meu mac reconhecia meu driver externo, porém não conseguia copiar nada pra ele. Baixei o NTFS-3G e agora simplesmente meu HD nao aparece mais!! O mac nao reconhece. O que eu faço??

  • Gustavo Bertola

    Olha, eu tentei todos os métodos que a galera postou aqui. ai encontrei isso aqui nao lembro onde
    http://www.tuxera.com/products/tuxera-ntfs-for-mac/

    toooooop!!! funcionou na hora! problmea: 15 day trial…