iMasters InterCon 2010 – Resumo, fotos e vídeos.

No último sábado foi o encerramento do iMaster InterCon 2010, a equipe do UmTudo.com esteve presente mais uma vez, confira abaixo um resumo de algumas palestras, fotos e um pequeno vídeo mostrando o evento:

Clique aqui e confira a galeria com 50 fotos dos dois dias de iMasters InterCon 2010

E-Commerce: A diminuição da energia do usuário na experiência de compra

Anselmo Endlich é diretor executivo da Wine.com.br, a maior loja virtual de vinhos da América Latina. Com humor e muito conteúdo, Anselmo apresentou a nova estrutura do site e por meio de dicas e muita informação relevante mostrou a todos que a facilidade na hora de comprar um produto é essencial. Devemos facilitar ao máximo esta atividade, visto que o e-commerce ainda desperta uma certa desconfiança nos usuários devido às fraudes.

Além de apresentar as estatísticas, quase inacreditáveis, alcançadas pela empresa, Endlich conseguiu passar ao público quais são os maiores problemas presentes na maioria dos sites de e-commerce.

Este, é o grande desafios para a maioria das lojas virtuais: melhorá-las cada vez mais, deixando os modelos antigos para trás e inovando sempre! O sucesso alcançado pelo Wine.com.br serviu de inspiração para todos.

#InterCon2010 - Anselmo Endlich (Wine)
#InterCon2010 - Anselmo Endlich (Wine)

A prática dos novos negócios “sociais/digitais” no Brasil

O fundador do primeiro site de compras coletivas do Brasil, Julio Vasconcellos, participou de um bate-papo super descontraído e contou tudo aquilo que todos gostariam de saber sobre o Peixe Urbano.

A ideia surgiu quando estava acompanhando de perto o grande sucesso dos sites de compra coletiva nos Estados Unidos. No cenário brasileiro não poderia ter sido diferente: descontos incríveis divulgados pelas redes sociais? É claro que daria certo…

O peixe urbano existe desde março deste ano e já conta com cerca de 250 funcionários, em sua maioria vendedores.

Apesar de ter sido o pioneiro, Julio reconhece que estamos num momento de saturação deste novo mercado. “Já existem mais de 150 sites como o Peixe urbano, desses, pelo menos 30 contêm a palavra urbano no nome.” Embora a concorrência seja alta, ele afirma que poucos sites sobreviverão a esta febre. Mas de uma coisa nós temos certeza: o Peixe urbano sobreviverá!

#InterCon2010 - Julio Vasconcellos (Peixe Urbano)
#InterCon2010 - Julio Vasconcellos (Peixe Urbano)

Desenvolvimento de aplicativos para o Facebook

É claro que todos nós já utilizamos, conhecemos ou pelo menos ouvimos falar sobre a maior rede social do mundo: o Facebook. Mas nem todos sabem o poder que esta rede de relacionamentos dispõe a seus usuários. Por isso, a apresentação de Ricardo Sangion foi tão importante. Além de explicar, detalhadamente, absolutamente tudo sobre a rede social, ele ensinou a muitos dos presentes como vincular o facebook a um site e muito mais. O facebook é, de fato, uma ferramenta de marketing fundamental para as marcas e empresas. E quem poderia imaginar quão importante é o botãozinho “curtir” ? Quem poderia imaginar que os jogos não são apenas jogos? Pode parecer banal perder algumas horas no farmville, ou no mafia wars, mas hoje sabemos que não se trata de jogos sem significados, valores e fundamentos. E ficou claro que o sucesso do facebook está apenas começando.

#InterCon2010 - Ricardo Sangion (Facebook Brasil)
#InterCon2010 - Ricardo Sangion (Facebook Brasil)

Rafael Coimbra, Repórter da GloboNews, fala sobre integração Web/TV nas eleições 2010 e um estudo de comportamento no Twitter

As redes sociais já estão presentes no cotidiano de muitos brasileiros há um bom tempo. O orkut, por exemplo, existe há mais de 6 anos. Mas as redes nunca foram tão participativas como neste ano, durante as eleições. O twitter, por exemplo, possibilitou uma verdadeira interação entre os candidatos à presidência, e seus possíveis eleitores. Os trendic topics foram dominados pelos brasileiros quase todos os dias, durante o mês de outubro. Sendo assim, muitos jornalistas aproveitaram para acompanhar a corrida presidencial através das redes sociais! Rafael Coimbra, repórter da GloboNews, relatou um pouco sobre esta nova experiência. Segundo ele, o candidato que melhor explorou esta nova maneira de fazer discursos, foi Plínio Arruda, que por meio de uma twitcam respondeu a diversas perguntas em tempo real. Falando em twitcam, Rafael comentou sobre a convergência das mídias. Muita gente anda dizendo que a televisão perderia lugar para a internet.. Mas ele pensa diferente. “As mídias vão se complementar, e não perder seu lugar”. Acompanhar o twitter foi uma grande experiência para Rafael, que estuda sobre as redes sociais há algum tempo. A internet realmente provou mais uma vez que consegue quebrar barreiras e o eleitor ficou muito mais próximo de seus candidatos.

#InterCon2010 - Rafael Coimbra (Globo News)
#InterCon2010 - Rafael Coimbra (Globo News)

O humor como modelo de negócio online

E depois de tantos assuntos atuais, não tinha como esquecer dos famosos sites de humor. O tema era: “O humor como modelo de negócio online.”

Ao ler o tema e deparar com quatro figuras conhecidas na web, os blogueiros do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o dono do Pergunte ao Urso, Marcelo Vitorino e Maurício Ricardo,do Charges, muitos ficaram sem entender absolutamente nada…Desde quando um blog de HUMOR teria associação com a palavra negócios?

#InterCon2010 - Jovem Nerd + Charges
#InterCon2010 - Jovem Nerd + Charges

Mas o que pode parecer ser apenas um hobby ou um simples passatempo, toma, na verdade, um bom tempo na vida desses quatro blogueiros que têm uma coisa em comum: a dedicação. Pode ser que um blog se torne sucesso. Mas enquanto isso não acontece, é preciso se dedicar muito, e não desistir. Diversos conselhos, sempre com uma boa dose natural de humor, foram dados. Além das dicas, deu para entender quão trabalhoso um blog muito acessado pode se tornar para ser mantido. Para se ter uma ideia, Marcelo, do Pergunte ao Urso, já chegou a gravar o conteúdo(posts) da semana inteira num único dia !

“Não é difícil de se estressar morando em São Paulo.. O trânsito por exemplo, consegue tirar qualquer um do sério! São nesses momentos de inspiração que eu pego o celular e começo a gravar tudo o que está na minha cabeça.”

#InterCon2010 - Jovem Nerd + Charges + Urso
#InterCon2010 - Jovem Nerd + Charges + Urso

Mais do que trabalhoso,em alguns casos, postar pode se tornar até mesmo uma obrigação. Mas é uma obrigação prazerosa, é claro… Tanto o pergunte ao urso, quanto o Jovem Nerde mantêm a rotina de sempre divulgarem algum conteúdo num dia especial da semana. “E as pessoas adquiriram o hábito de sempre visitarem o blog nesses dias especiais. O aumento de acessos nesses dias é visível! ”

#InterCon2010 - Jovem Nerd
#InterCon2010 - Jovem Nerd

O Podcast do Jovem Nerd, por exemplo, vai ao ar às sextas-feiras. “Quinta feira a gente vira a noite,se for preciso. E se não postarmos as pessoas até nos xingam por isso!”. E realmente, até blogs de humor, que geralmente não levam as coisas tão a sério, têm seus momentos de seriedade. Para ser visto como um negócio, basta ouvir a história de Maurício, que fechou contrato com a Globo e há quase 10 anos, produz as animações para O BBB (Big Brother Brasil).

#InterCon2010 - Maurício Ricardo (Charges)
#InterCon2010 - Maurício Ricardo (Charges)

“Eu tenho uma liberdade total para criar as charges”. E quando perguntado se ele assiste ao programa 24 horas por dia, inclusive, pelo pay per view, respondeu. “É claro que não, não precisa disso! Basta assistir às edições, dá para entender tudo o que se passa ali e assim criar o conteúdo”.

O fato é que este compromisso que ambos os blogueiros têm em comum, já abriu muitas portas para eles. E ninguém duvida que eles tenham seus méritos por isso, afinal, apesar de se tratar de entretenimento, manter um blog no ar é quase um trabalho recompensado apenas pelos simples comentários e pela fidelização de seus leitores.

#InterCon2010 - Público
#InterCon2010 - Público

Você ainda pode conferir tudo o que rolou no primeiro dia de iMaster Intercon 2010 neste post aqui.