Como evitar a “Incrusão Digital” ?

Ter um computador em casa, nos dias de hoje, não é mais um privilégio para poucos. É cada vez mais comum você ouvir alguém esbanjando felicidade ao dizer “Comprei um Computador!”, graças às inúmeras facilidades do governo e das lojas para que você adquira o seu em milhares suaves prestações.

Esse efeito á conhecido como Inclusão Digital.

Só que isso tem um preço, e nós mesmo que pagamos por isso. E não estamos falando de dinheiro. Me refiro aqui à inúmeras idiotices que ouvimos por aí, e até mesmo em milhares de screenshots que se expalham pela rede na forma de pérolas. Isso mesmo!, as famosas pérolas do orkut, msn, etc.

Saiba aqui o que não dizer para aquele seu amigo ou vizinho que acabou de comprar um computador.

a) Sobre Computadores:

1. Não existem processador de texto e planilha eletrônica. Existem o Word e o Excel. É impossível existir um computador sem esses dois programas.

2. Todos os computadores do mundo usam Windows. Você não sabe o que é um sistema operacional, e não imagina por que alguém poderia querer usar outra coisa além dele.

3. Os computadores ficam lentos com o tempo; isso é normal, a única coisa a fazer é ir até o técnico e mandar formatar e reinstalar tudo.

4. O Windows Update deixa o computador lento. Você pediu ao técnico que formatou para desligar aquela coisa irritante.

5. As teclas mudam constantemente de lugar, por isso você olha atentamente enquanto digita, mesmo depois de ter o computador há 2 anos.

6. O pedido de confirmar é para idiotas, você, que é esperto, clica sempre em sim para tudo, sem ao menos ler.

7. Há duas maneiras de usar senhas:

Uma senha para tudo, fácil de adivinhar: por exemplo, se você é fanático por seu time, use o nome dele. O ideal é escrever a senha em um papel e colar no monitor.

Quando precisar de uma senha nova, use a primeira palavra que vir à cabeça e esqueça logo depois. Afinal, tem sempre a opção de enviar a senha para o email. Quando esquecer, repita o processo, esquecendo novamente.

8. Quando algo não funcionar, pergunte imediatamente para alguém, nunca leia a mensagem de erro.

9. Se for vender seu computador, peça 200 reais a menos do que pagou por ele, há 5 anos atrás, afinal, é um Pentium!

b) Internet

1. O Internet Explorer é a Internet; quando você diz entrar na Internet, na verdade quer dizer o IE. Você não tem a mínima idéia do que é um navegador ou que alguém poderia ter inventado um diferente.

2. Você não usa nunca a barra de endereços. Para ir a um site, você digita o nome na busca, em sua página inicial, geralmente MSN Busca, e clica no primeiro resultado, voltando e clicando nos próximos, até achar o que procura. Até para ir a um site de buscas o processo é o mesmo. Use o MSN para achar o Google, o Google para achar o Yahoo, e assim por diante.

3. Se algum site não for encontrado dessa forma, reclame com quem lhe vendeu o computador, que lhe entregou uma máquina faltando pedaços da Internet.

4. Ninguém baixa música para ouvir no computador, seja paga ou não. Elas vêm junto com a máquina. Se o seu não toca música, reclame com o vendedor.

5. Só existem dois sites na Internet, o MSN e o Orkut. Bill Gates inventou os dois, por isso são confiáveis e você pode clicar em quase tudo.

6. Você só visita uma página de outro modo quando um amigo envia um link para seu email.

7. Se esse mesmo enviar um link no Orkut, responda imediatamente “É vírus!”.

8. Já foi feita a reforma ortográfica do português, restaram apenas as vogais e as letras K, X, Z, Y e W.

9. Só existe um email no mundo, e é do hotmail. Você usa quando entra na Internet, já que não sabe que é possível baixar os emails. Thunderbird? Gostava de ver as reprises.

É possível enviar qualquer coisa por email, sempre que ler um título (nunca leia nada além do título) falando em qualquer coisa, peça que enviem para seu email. Não importa se o assunto for um carro ou a escalada do Everest.

10. Os sites que você visita são confiáveis, clique sempre sim para tudo que aparecer. Com o tempo, sua Internet vai ficar linda, com todas aquelas caixas de busca e pop ups que saltam quando você entra.

11. Nunca compre nada na Internet, eles querem roubar seu número de cartão de crédito.

12. Quando receber e-mails pedindo que atualize sua conta do Orkut, enviado pelo Orkut Google, clique no link e preencha com todos seus dados, incluindo a senha do banco. Ninguém enviaria um email desses se não fosse necessário. E você não está comprando nada, então não há problema em colocar o número do cartão de crédito também.

13. Há várias oportunidades para ganhar dinheiro, bastado para isso enviar algo como 100 reais para alguém que você nunca viu. Faça isso sempre, afinal, quem não confiaria naquele parente distante e rico que mora na Rússia e você nunca viu?

14. Se aquele seu amigo esquisito falar em Faiarfox ou coisa parecida, ria e chame-o de nerd. Não aceite de forma alguma que ele instale, esses programas são vírus disfarçados. Além do mais, como você vai entrar na Internet sem usar a Internet?

15. Bill Gates inventou os computadores e abriu a primeira Internet. Ele traduz pessoalmente tudo que você vê escrito em português

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.