Instalando modem Huawei 3G da Vivo no Mac

Recentemente recebi, por conta do meu trabalho em Home Office, um modem Huawei 3G modelo E1756 da Vivo. Fiz a instalação rapidamente no Windows, porém não tive a mesma sorte no meu MacBook Pro, que hoje está com o Mountain Lion instalado. Mesmo o pendrive contendo um instalador para o sistema operacional da Apple.

Uma das primeiras tentativas que fiz foi tentar executar o instalador por dentro do aplicativo, seguindo sugestões de outros sites na web. Caso queira tentar a sorte, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo “VIVO INTERNET.app” e clicar em Mostrar Conteúdo do pacote e navegue até a pasta /Contents/Resources e clique 2x no arquivo com extensão pkg.

Com isso ele deve realizar toda a instalação automaticamente para você. Caso contrário você verá um erro parecido com esse:

erro na instalação

Se não houver nenhum erro, seu modem já estará instalado. Mas caso isso ocorra, você deverá seguir o passo-a-passo abaixo para fazer uma instalação e configuração manualmente:

1. Clique no ícone da maçã no canto superior esquerdo e abra as Preferências do Sistema e clique 2x em rede.

2. Clique no botão [+] e selecione HUAWEIMobile-Modem em Interface, e depois clique no botão Avançado.

Se por acaso não aparecer o modelo acima na lista, você deve baixar os drivers para Mac a partir do site da Huawei. Clique aqui para fazer download direto ou acesse a página de suporte da fabricante.

3. Na tela das opções avançadas de rede, selecione “GPRS (GSM/3G)” para Modelo, e digite o APN zap.vivo.com.br. Clique OK para voltar à tela anterior. Veja imagem a seguir:

rede avançado

4. De volta às opções do dispositivo, basta preencher os campos com número do telefone, login e senha:

preferencias de rede

Número do telefone: *99#
Nome da conta: vivo
Senha: vivo

5. Caso ache conveniente, marque a opção para Mostrar o estado do modem na barra de menus. Você irá notar um ícone parecido com um telefone e poderá usa-lo como atalho para se conectar à Internet assim que ligar o modem à porta USB.

6. Agora basta clicar em Aplicar e seu modem está instalado e configurado.

Extra:

Utilize os seguintes endereços DNS no caso de sua conexão estar sempre ruim: 200.220.227.200 e 200.142.130.10.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.