Como instalar o Boot Camp no Mac

O Boot Camp é um utilitário incorporado ao Mac OS X que permite ao usuário fazer a instalação do Windows (seja ele XP, Vista, 7, etc) e executá-lo nativamente no Mac. Quando executado, o utilitário dá a possibilidade de o usuário gerar um PDF com todos os passos necessários para a instalação do Windows. Como o Boot Camp particiona a máquina, o Windows e os jogos nele instalados têm acesso a 100% dos recursos do equipamento, incluindo o processador, memória RAM e placa gráfica.

Ao ligar a máquina, o usuário seleciona a partição Windows e o Mac é tratado como um PC comum (com possibilidade inclusive de instalação de joysticks e periféricos compatíveis com o sistema da Microsoft). Nessa modalidade, o usuário precisa do Windows, do jogo em questão e do CD de instalação do Mac OS X, onde se encontram os drivers para que o Windows funcione perfeitamente no Mac.

Boot Camp

Veja nesse guia, como fazer a instalação do Windows e jogos no seu Mac:

Boot Camp

O primeiro passo é iniciar a sessão no computador com uma conta de administrador, fechar todas as aplicações e localizar o utilitário “Assistente do Boot Camp”, que se encontra na pasta “/Aplicativos/Utilitários/”

Boot Camp

Logo na introdução, o assistente permite que o usuário imprima ou salve um PDF do “guia de instalação e configuração”. Esse documento gerado tem todo o passo a passo necessário para instalação do Windows na máquina.

Boot Camp

O Boot Camp se encarrega agora da criação de uma partição para o Windows. Recomenda-se a quantidade mínima de 32 GB, o que comporta tranquilamente qualquer versão do Windows e mais alguns títulos recentes. Caso o usuário queira instalar muitos jogos, uma partição com mais de 80 GB já se torna imprescindível.

Boot Camp

Nesta etapa, a instalação do Windows começa e é feita como em qualquer computador. Na atual versão do Boot Camp, há suporte para Windows XP (a partir do SP2), Windows Vista e Windows 7. O usuário só precisa ter atenção para selecionar a partição correta e não substituir o Mac OS X no computador.

Instalação do Windows via Boot Camp

Após a instalação do Windows, o computador reinicia automaticamente utilizando o sistema operacional da Microsoft. Utilize os dados na tela para configuração do Windows. Logo em seguida, coloque o CD do Mac OS X e instale os drivers rodando o arquivo setup.exe contido no diretório “Boot Camp”.

Boot Camp

O sistema é pré-definido pra entrar no modo Mac OS X. Caso queira entrar no modo Windows, ao ligar a máquina, o usuário deve manter a tecla Alt (option) apertada. A opção dos dois sistemas aparecerá na tela para o usuário escolher.

Boot Camp

Com o Windows e drivers instalados, agora a instalação de aplicativos (programas) e jogos ficam por conta do usuário. Viu como é fácil?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Nuno Bacelo

    ola, ja fiz esses passos todos, mas qdo acabou de instalar o ecra do meu imac fica preta…..
    e nao da mais nada.
    e sim o computador esta a trabalhar….mas com a tela preta….
    sera que me pode ajudar???
    e que ja estou a dar em maluco….
    desde ja obrigado.

  • Lucas

    Sabe se tem como fazer isso sem o superdrive? Quero instalar o windows pelo usb