iPhone 4S: dicas para novatos!

Você aproveitou o lançamento do iPhone 4S no Brasil e garantiu o seu? Esse post vai te ajudar, caso esteja meio “perdido” com seu novo iPhone.

Vou listar alguns apps e algumas dicas para novatos no iPhone, acompanhe!

Apps:

É claro que cada um vai ter os seus preferidos, aqui vou listar alguns dos meus e dos mais populares.

  • Flipboard: nomeado melhor app para iPad do ano, o flipboard foi recentemente lançado para o iPhone. O flipboard cria uma revista personalizada baseada em tudo que é dividido com você, desde fotos do Instagram a atualizações do facebook, posts do tumblr e notícias dos mais variados blogs e jornais, não esquecendo do flickr. Tenho o aplicativo tanto no iPhone quanto no iPad e uso diariamente. É excepcional! Seguindo a categoria “apps”, por exemplo, você fica ligado nas novidades e dicas de apps gratuitos diariamente!
  • Zite: foi recentemente lançado e chegou para concorrer diretamente com o flipboard. É, também, uma revista gratuita personalizada para iPad  e iPhone que automaticamente descobre o que você gosta e fica mais esperto a cada vez que você usá-lo. Zite oferece todas as grandes notícias, artigos, blogs e vídeos que você quer – e ajuda você a descobrir coisas novas que você vai adorar.

 

  • Tango: faz o que o facetime não permite fazer, que é permitir a você realizar video chamadas utilizando o 3G. Tango também funciona com iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch 4th-generation, iPad, iPad 2, Android e Windows phone, iOS e PCs… bom demais! No último update foi adicionada a possibilidade de deixar video mail, caso a pessoa não te atenda.
se a moça quiser me ligar eu não fico bravo hehehe
  • Instagram: um dos mais populares (15milhões de usuários) e melhores apps da app store. Desenvolvido por um brasileiro (uhull!!) o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotografias. Tire fotos, use filtros e molduras únicos e 100% gratuitos como XPro-II, Earlybird, Lomo-fi, Sutro, Toaster, Brannan, Inkwell, Walden e etc, e compartilhe de maneira fácil e instantânea em seu Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Foursquare, e Posterous. Envio ilimitado de fotos, tudo de forma gratuita!

 

Fora esses eu poderia incluir vários, como os básicos Twitter para iPhone, facebook, foursquare, WhatsApp e Skype na área social, o Evernote na parte de produtividade… enfim, são infinitos! Compartilhe conosco e com os leitores os seus apps favoritos, deixe a dica nos comentários!

Dicas:

São dicas bem básicas, mas que podem ser uma mão na roda se você é novato!

  • Supondo que você esteja usando o Twitter, logo depois abriu o facebook e então o Skype, mas resolveu abrir o Twitter novamente. Qual a forma mais rápida? Clicar no home button? Naaaa… ao invés de clicar uma vez no home button, clique duas!

É chamado o app switcher, você encontra os últimos apps utilizados! Se você arrastar o dedo da direita para a esquerda a página muda e mostra mais alguns apps!

  • Já que estamos no app switcher, vou dar mais uma dica: ao invés de arrastar da direita para a esquerda, faça ao contrário e…:

Facilitou a vida né? :)

  • Para tirar um screenshot basta apertar o botão de ligar e o home button! Fácil, né? Mas não deixe pressionado, caso contrário o iPhone vai reiniciar. Uma vez que a tela “piscou”, solte os botões e vá conferir a sua pasta de fotos!
  • Em quase todos os apps você pode voltar ao topo de páginas longas (supondo que você esteja lendo um texto longo) apenas dando dois cliques na barra de status (onde tem o relógio)!
  • Use o iCloud! É fácil e rápido, e vale muito a pena para fazer o back up dos contatos e as fotos.
  • Então você está passeando no parque e flagrou aquela cena indiscreta logo ali, diante dos seus olhos, o que vai fazer para registrar? Desbloquear o iPhone, procurar o app da câmera e só então tirar a foto? Tarde demais! Tudo na vida é timing, e para facilitar o registro desses momentos únicos basta dar dois cliques no home button, com o telefone bloqueado, e o ícone da câmera vai aparecer no canto! Bem mais rápido!

  • Ae você está todo felizão brincando com seu iPhone e o app congela! Acontece… o que fazer? Reiniciar o iPhone? Naaaaa… clique duas vezes no home button (vai abrir o app switcher, lembra?), ache o app que travou e pressione por um ou dois segundos. Um sinal vai aparecer, clique nele e o app vai fechar! Agora é só abrir o app novamente e vai estar perfeito!

  • A bateria não dura nada? Pode ser o GPS ativado para tudo que é coisa! Preste atenção na sua barra de status para aquele ícone roxo no canto superior direito, próximo ao relógio! Se ele não sai de lá é melhor você arrumar suas configurações!

Siga: Ajustes > Serv. Localização > Serviços do Sistema > desabilite tudo que você não precisa. Ajuste de fuso horário (se você não vive viajando), bússola, Diagnóstico e uso.

Volte para Serv. de localização e deixe ligado a primeira opção (Serv. Localização), assim o ícone roxo aparece na tela e você tem como monitorar quando ele está sendo usando ou não.

Isso já deve ajudar na bateria, mas se você quer notar mais diferença desabilite/desligue tudo que você não usa constantemente, como o bluetooth (ajustes > geral > bluetooth > inativo) e push notifications. Deixe ligado somente aquilo que é essencial para você. Ninguém merece ficar recebendo push notifications do facebook a cada 30 segundos! Desabilite e salve sua bateria! Ajustes > Facebook > Notificações Push > desabilite o que puder.

Mais algumas dicas para ajudar a melhorar a bateria:

  • Mantenha os apps sempre atualizados! O mesmo serve para o iOS, sempre deixe up to date!
  • Delete aplicativos que você não queira mais.
  • Pode carregar quando quiser, 70% de bateria e o iPhone ta ali parado? Ponha para carregar.
  • Desligue WiFi sempre que não estiver usando.

Espero que as dicas tenham sido válidas! Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário!

Ah, não esqueça de compartilhar conosco suas dicas!

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.