iPhone OS 4.0 vem aí

iPhone OS 4.0

A Apple convidou hoje (meio que de surpresa) a imprensa para a apresentação do novo sistema operacional do iPhone – vulgo OS 4.0 – já na próxima quinta-feira, dia 8 de abril. O convite não continha detalhes, mas o que podemos esperar sobre essas novidades depois de tantos rumores?

Sistema multi-task (multi-tarefa)

Com certeza essa é a novidade mais esperada por todos proprietários de iPhone e iPod touchs, possibilitando o não-fechamento dos aplicativos ao se clicar na tecla home, atender uma chamada e até mesmo abrir outro aplicativo. É possível que a Apple implemente-o com limitação na quantidade de aplicativos abertos, visando uma economia de bateria e não reduzir muito a performance do aparelho. Outra coisa sobre isso, é que, se for realmente lançado, deve ser uma função exclusiva do iPhone 3GS.

Imagens de fundo

Utilização de imagens de fundo (wallpapers) também na tela inicial do iPhone e do iPod touch, assim como no iPad.

Alteração na interface do usuário

No OS 3.2 do iPad as cores de janelas e botões tem agora um tom de cinza claro. Pode ser que isso chegue também ao iPhone visando unificar a aparência das interfaces do usuário.

Botão para travar a tela (para não girar)

No iPad, o botão que altera o perfil para modo silencioso foi substituído por um botão que trava o posicionamento da tela, evitando que a imagem girasse ao se movimentar o aparelho. Acho meio desnecessário, mas se isso vier, é possível que ela disponibilize um opção para o usuário escolher a função do botão.

Única caixa de e-mail

Ou seja, todas suas contas cadastradas no Mail seriam visualizadas em uma única janela.

Câmera com alta definição

Já foi divulgado pouco tempo depois do lançamento do iPhone 3GS que sua camera suportava resoluções bem maiores, inclusive para gravação de vídeo em alta definição.

Rádio

Todos sabemos que os processadores do iPod, iPhone 3GS e agora do iPad são capazes de receber ondas de rádio FM, mas a função é bloqueada pela Apple. Quem sabe não é hora de liberar esse recurso?

Menor consumo de bateria

O que acabaria com uma das maiores reclamações do iPhone – a duração da bateria, principalmente com 3G ativado. Minha bateria durava exatamente 1 dia com utilização normal – e-mails, twitter, navegação..

Suporte a Flash?

Nem pensar, já disse a Apple.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.