Lançamento do novo iPad!

A Apple lançou hoje o novo iPad. Curiosamente o nome do dispositivo não é iPad 3 ou iPad HD, como esperávamos, a Apple nomeou-o como “The new iPad” – O novo iPad.

Durante o evento também foi anunciado o lançamento do iOS 5.1 ainda hoje.

Antes de lançar o “new iPad”, a Apple mostrou alguns números… Impressionantes, por sinal: 15.4 milhões vendidos no último trimestre de 2011. Mais do que qualquer fabricante de PCs, no mesmo período (a HP vendeu 15.1 milhões de PCs).


O design é muito similar (praticamente o mesmo, 50 gramas mais pesado) ao iPad 2. Boatos nos contavam que não existiria o botão Home, mas ele está lá.

Vamos às novidades:

  • Retina Display:
retina

O novo iPad tem uma tela de 9.7 polegadas com resolução de 2048 x 1536 pixels (3.1 milhões de pixels, a maior quantidade já vista em um aparelho móvel) o dobro dos 1024 x 768 pixels do modelo atual. Phil Schiller, VP de Marketing da Apple, diz que isso representa uma densidade de 264 ppi (pixel por polegada), “suficiente para chamá-la de Retina Display”.

  • Processador:

Alguns esperavam um processador A6, ele não veio. A Apple lançou o novo iPad com o processador A5X, que possui “quad-core graphics”, ou seja, quad-core GPU. O modelo é, ainda, dual-core CPU.


A Apple comparou o processador com um Tegra 3, enquanto o A5 é duas vezes mais rápido o A5X apresenta uma performance quatro vezes maior.

  • iSight Camera:

5mpx, sensor na parte de trás iluminado, com lente 5 elementos. Auto exposure e auto focus. Tudo isso faz com que a câmera chegue ao patamar do iPhone 4S.
Quer fazer um “filminho”? Use o ipad e grave em 1080p. Ah, não bastasse isso, ainda possui redução de barulho e estabilização de imagem integrada.

  • Texto ditado:

Isso mesmo, Siri ainda não foi integrado ao iPad. O “Voice Dictation”, por enquanto, não está disponível em português.

  • 4G (LTE):

Como todos esperavam a Apple lança o novo iPad com conexão 4G! Não sabe qual a diferença de 3G e 4G? Dou um exemplo (números em condições ideais): iPad 2 tem conexão de 3.1Mbps em EV-DO, 7.2 em HSPA. The new iPad tem 21Mbps HSPA+ e DC-HSDPA a 42Mbps, com LTE operando a 73Mbps. Terá a capacidade de funcionar como um hotspot, caso a operadora ofereça o serviço.

“Ai mas aqui no Brasil não tem 4G”. Não tem problema, todos os novos iPads funcionarão em rede 3G.

“A bateria não vai aguentar nada!”. Não se preocupe, segundo a Apple a bateria dura 9hr em conexão LTE.

O lançamento será em 16/março, com pre-order a partir de hoje. Como esperado, o Brasil não faz parte da primeira leva do novo device. Na verdade, nem da segunda, que será dia 23/março.

Sobre os apps, assim como aconteceu no iPhone, nada precisa ser feito pelos desenvolvedores para adaptá-los ao novo iPad. Todos os apps tiveram um update para o novo iPad. Mas, segundo a Apple, caso o desenvolvedor queira trabalhar um pouquinho, eles podem melhorar ainda mais os apps com muito pouco esforço.

Os preços serão os mesmos do iPad 2, quando foi lançado. O iPad 2, por sua vez, continuará a ser vendido, mas com uma redução de $100 em cada modelo.

Esse é o novo iPad!

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.

  • juceli alves

    nossa amei essa maravilhosa noticia,eu amo o meu ipad 2