Limpar cache de DNS no Mac OS X Lion e Mountain Lion

Uma coisa que descobri recentemente é que o processo para limpar o cache de DNS nas versões mais recentes do Mac OS X, como o Lion 10.7 ou Mountain Lion 10.8 é um pouco diferente das versões anteriores. No Leopard e Snow Leopard, bastava abrir o aplicativo Terminal e digitar o comando

dscacheutil -flushcache

Sinceramente não pesquisei o motivo, mas a partir do OS X Lion (10.7) você precisa da senha administrativa (root) para fazer essa limpeza. O comando de Terminal para limpar o cache de DNS no Lion e Mountain Lion é:

sudo killall -HUP mDNSResponder

limpar cache dns mac

Em seguida, basta inserir a senha do usuário root e pronto. Seu cache está limpo. Observe o dscacheutil ainda existe em 10,7 e 10,8, mas o método oficial é finalizando o processo mDNSResponder. Mistérios da Apple.

Essa não é a primeira vez que o comando para limpar o cache é alterado, já que no antigo e finado OS X Tiger 10.4 o comando era:

lookupd -flushcache

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.