Melhore a performance do Chrome para Android

Google Chrome

O Chrome se tornou o browser padrão do Android há algum tempo, mas mesmo com suas constantes atualizações, trazendo recursos e melhorias da versão desktop, muitos usuários – principalmente de aparelhos de entrada, com pouca memória RAM – ainda reclamam de lentidão no navegador, principalmente durante o processo de rolar as páginas da web.

Mas uma dica divulgada recentemente por um editor da Reddit pode ser a solução desse problema, o qual ainda não havia sido percebido por mim até pelo fato de ter migrado do iOS para o Android recentemente.

Segundo o editor, basta alterar uma configuração padrão do aplicativo para fazer com que o Chrome seja executado sem travamentos, uma vez que ele passará a alocar mais memória RAM do aparelho para o navegador e tornar a velocidade de rolagem bem melhor.

Caso queira testar, basta seguir o procedimento abaixo:

  • Abra o navegador e digite chrome://flags na barra de endereços;
  • Role a página até pouco abaixo da metade e localize o item Máxima divisão da imagem para área de interesse (vide imagem abaixo)
  • Altere o valor Padrão para 512
  • Clique em Reiniciar agora para confirmar a alteração.

Obs.: Caso você perceba que seu aparelho ficou lento depois dessa alteração, experimente outros valores para diminuir a quantidade de memória alocada. Assim você poderá continuar a utilizar vários aplicativos abertos simultaneamente.

Ajuste velocidade Chrome Android

Em caso de algum problema, basta voltar ao ajuste padrão.

Mesmo tendo dito que ainda não havia percebido o problema, depois da alteração eu notei uma pequena melhora no meu Nexus 5.  E você, percebeu alguma mudança após esse procedimento?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.