Messages para Mac: download da versão beta

Messages para quem não viu, será o substituto do velho iChat, e será uma das novidades do Mac OS X 10.8 Mountain Lion que deve sair no segundo semestre desse ano. O Messages não será apenas um novo aplicativo de mensagens instantâneas para Mac, mas sim uma integração total entre o seu computador da maçã e seus iGadgets tais como iPad e iPhone.

Messages for Mac

Com ele você poderá enviar fotos, vídeos, anexos, contatos locais, e mais, sem qualquer tarifação SMS ou MMS, da mesma forma que funciona o iMessage hoje no iOS 5. Ou seja, você poderá por exemplo enviar mensagens SMS para seus amigos com tenham iPhone com o iOS 5 instalado diretamente do seu desktop. Além do mais você pode iniciar uma conversa de vídeo através do FaceTime com um clique de um botão.

Outra novidade é que, a partir do seu desktop, você pode enviar arquivos via iMessages para seus contatoss, como por exemplo arquivos MP3, PDF, TXT, SH, DEB, IPA, EXE, APP, RAR, TAR, 7Z e ZIP.

Enquanto o novo OS X Mountain Lion não é lançado (o que deve ocorrer por volta de Agosto, se tudo correr bem), você pode fazer download da versão beta do Messages (o arquivo tem aproximadamente 64MB) e começar a usufruir destes recursos multimídias desde agora. Mesmo se tratando de uma versão beta, o aplicativo é totalmente funcional e já se encontra nos servidores da Apple. O Messages Beta requer OS X Lion 10.7.3 e conexão com a Internet.

Vale lembrar que instalando o Messages, você irá substituir o iChat, mas todos os serviços e protocolos continua a trabalhar da mesma forma. Isso quer dizer que você ainda será capaz de utilizar contas de iChat, AIM, Yahoo Messenger, Google Talk, Jabber e Facebook.

Caso você deseje voltar atrás e desinstalar o Messages, basta executar o aplicativo e clicar no menu “Messages” e selecionar “Uninstall Messages Beta” como mostra a imagem:

desinstalar o Messages

Depois disso basta confirmar sua remoção e instalação do iChat novamente e reiniciar seu sistema.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.