Monitore a saúde do seu HD

Todos nós sabemos da importância de um disco rígido funcionando em boas condições, não apenas por manter guardados todos nossos documentos, projetos, músicas, vídeos e etc., mas também por garantir um bom funcionamento do sistema operacional. Quando o HD começa a apresentar problemas é comum notar travamentos aleatórios durante execução de aplicativos, arquivos corrompidos e outras coisinhas.

É aí que entra o software SMARTReporter, um utilitário gratuito que usa a tecnologia S.M.A.R.T. (Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology) e permite monitorar em tempo real suas unidades de disco (até mesmo discos externos), através de um pequeno ícone de status na barra de menu do seu Mac OS X. Com ele você fica sempre atento a possíveis falhas, e caso algum problema ocorra você é alertado por e-mail imediatamente.

SMARTReporter

Como faz uso desta tecnologia S.M.A.R.T., o SMARTReporter suporta apenas unidades de disco rígido ATA, SATA eSATA. Se você têm um disco externo via FireWire, por enquanto não poderá fazer sua monitoração.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.