Como transferir backup do Time Machine para outro disco

Quem usa um HD externo para guardar seus backups algum dia sentirá a necessidade de substituí-lo por um disco com capacidade maior. Eu mesmo passei por isso recentemente ao comprar um HD MyBook de 1TB da Western Digital. E no meu caso, eu precisava mover o meu backup do Time Machine para esse novo disco.

A princípio pode parecer complicado fazer isso, mas o processo em si é bem simples, como poderão ver no passo-a-passo abaixo:

1. Após conectar o disco novo pela interface USB, formate-o (selecionando o sistema de arquivos Journaling) usando o Disk Utility, localizado na pasta Applications\Utilities. Em seguida abra o painel de controle do Time Machine e desative o serviço.

2. Desmonte o disco usado até então pelo Time Machine arrastando-o para o Lixo. Remonte o disco desligando e ligando-o, ou montando-o com o Utilitário de Disco. Faça isso para que o disco perca o ícone da Time Machine e apareça o símbolo laranja como se fosse um disco externo qualquer.

3. Execute agora o Utilitário de Disco,selecione o disco antigo e clique na aba Recuperar.

4. Arraste a partição do Time Machine do disco antigo para o campo Fonte da aba Recuperar. Arraste a partição do disco novo (há somente uma) para o campo Destino.

5. Habilite a opção “Apagar Destino” e clique em “Recuperar”.

6. Aguarde o Utilitário de Disco terminar a tarefa (o que pode levar algumas horas).

7. Quando o processo for concluído, você verá os dois volumes na Mesa (desktop). Desmonte e desconecte aquele que for de menor capacidade, ou seja, o seu disco antigo.

8. Com o novo disco montado, reative o Time Machine. Clique em “Selecionar Disco” e direcione programa para o novo drive quem contém a cópia do backup do Time Machine.

A partir daí o Time Machine irá usar esse novo disco para gravar os novos backups, e terá guardado também os backups antigos caso você precise fazer a restauração de dados antigos.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.