Mudar Feed RSS do seu blog automaticamente para FeedBurner

Quando você cria um blog no WordPress, o seu endereço padrão para o Feed RSS é http://seublog.com/feed. É comum que, após você iniciar as postagens do blog, os responsáveis pelo blog (ou site) criem uma conta no FeedBurner para gerenciar melhor os recursos do seu RSS (verificar e poder exibir número de assinantes e estatísticas, monetizar, compartilhar links em redes sociais, etc.). Mas as vezes isso não é feito logo de início.

Feed RSS

Quando você muda o Feed RSS do seu blog para o Feedburner o endereço  RSS será alterado, e com isso pode perder alguns assinantes. Mas isso pode ser resolvido de 2 maneiras: através do plugin FD Feedburner (existem outros, mas este é o único que me lembre no momento) ou através de uma função. Eu, particularmente, não sou muito a favor de plugins (de certa forma há um trauma em relação a eles), e portanto recomendo a utilização de funções.

Se você optar pelo mesmo método que eu, utilizando uma função para fazer esse redirecionamento automático, basta copiar o código abaixo (atenção para as aspas do código) e colar no arquivo functions.php do seu tema.

// MUDAR FEEDS PARA FEEDBURNER AUTOMATICAMENTE
function custom_feed_link($output, $feed) {
$feed_url = 'http://feedproxy.google.com/umtudo';
$feed_array = array('rss' => $feed_url, 'rss2' => $feed_url, 'atom' => $feed_url, 'rdf' => $feed_url, 'comments_rss2' => '');
$feed_array[$feed] = $feed_url;
$output = $feed_array[$feed];
return $output;
}
function other_feed_links($link) {
$link = 'http://feedproxy.google.com/umtudo';
return $link;
}
//Add our functions to the specific filters
add_filter('feed_link','custom_feed_link', 1, 2);
add_filter('category_feed_link', 'other_feed_links');
add_filter('author_feed_link', 'other_feed_links');
add_filter('tag_feed_link','other_feed_links');
add_filter('search_feed_link','other_feed_links');

A partir de agora, todos os assinantes do seu Feed RSS antigo serão redirecionados de maneira automática para o seu novo endereço de RSS do FeedBurner.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Lembrando que existem algumas dezenas de plugins para fazer isso automaticamente, para quem não quer ter intimidade com o código. :)

  • Valeu pela dica!! Eu utilizava plugin, mas o ruim é que ficar usando plugins para todas as pequenas coisas acaba deixando o site lento. Valeu!!!