Navegadores de bolso

O termo portable não deve ser novidade para ninguém, principalmente de um tempo pra cá onde a maioria dos aplicativos essenciais para o dia-a-dia estão ganhando versões para dispositivos removíveis (o famoso pendrive) para que você os tenha sempre por perto onde quer que esteja.

São aplicativos que, além de possuírem tamanhos bem reduzidos em relação a versão tradicional que você faz download e instala no seu computador, eles podem ser executados diretamente do seu pendrive, não deixando indícios de uso ou lixo onde for utilizado.

E os aplicativos campeões de busca e download na web são os browsers, ou navegadores web, uma vez que muita gente não abre mão do seu navegador preferido, seja ele o Firefox, Opera, Google Chrome. É claro que existem outros com menos procura, portanto iremos usar estes 3 mais utilizados.

Firefox

O mais conhecido dentre os navegadores alternativos tem suporte a complementos (plugins) que facilitam a vida do usuário por incluir funções de texto, clientes de Twitter, chat, etc. O ponto fraco no entanto é aquela famosa lentidão para ser aberto – clássica da versão para desktops.

Firefox portable

Opera

Este é um dos melhores navegadores da atualidade (eu particularmente não gosto), pois tem suporte a widgets e um recurso nativo que acelera o download das páginas web. O grande destaque do Opera é o Unite, uma ferramenta que permite compartilhar fotos e músicas na web, transformar o PC em um servidor e compartilhar arquivos com poucos cliques.

Opera

Google Chrome

Considerado pelos usuários como um dos navegadores mais rápidos para carregar as páginas web, ele conta ainda com um sincronizador de bookmarks e de aplicativos. Além disso, na versão portable ele também tem suporte aos skins, que permitem a você alterar a aparência de sua janela principal.

Google Chrome

Você pode fazer download desses 3 navegadores citados e outros aplicativos para pendrive em um das maiores bibliotecas de aplicativos portáteis da web, o portableapps.com.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • FIREFOX com lentidão para ser aberto? Que coisa mais bizarra! Aqui ele é o mais rápido. Atualmente estou enfrentando alguns problemas com o plug-in container do Firefox, o que me deixa meio irritado eventualmente. Mas, com toda a certeza, ele é o mais rápido que eu já utilizei. Ah, eu já testei os mais conhecidos: Internet Explorer (cada vez mais lento, a cada nova versão!), Opera, Safari e Firefox.

    ABRAÇOS

  • FALTOU UM: Google Chrome também é utilizado aqui. E é ótimo, mas o Firefox é ainda melhor!