Como fazer upgrade do Nexus 5 ou 6 para Android 5.x sem perder seus dados

mpb2344

Veja através desse tutorial como você pode atualizar o seu Nexus 5 ou Nexus 6 para o Android Lollipop 5.x com imagens oficiais do Google sem perder seus aplicativos ou arquivos da memória interna de seu aparelho (sdcard).

Mas para isso é necessário que você já tenha o seu bootloader desbloqueado. Se você nunca desbloqueou o seu bootloader, não é possível fazer isso sem perder seus dados. Infelizmente.

Antes de mais nada, não nos responsabilizamos por quaisquer problemas que venham a ocorrer durante ou após a realização dos procedimentos abaixo. E lembre-se que estas alterações resultam em quebra da garantia do seu aparelho, ok?

Instalando o fastboot

O primeiro passo é instalar o fastboot em seu computador, esteja ele com sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux.  O fastboot é um utilitário do Google para atualizar o sistema de arquivos em dispositivos Android, processo também conhecido como Flash. É também utilizado para instalação de “custom recoveries” como TWRP ou CWM.

A forma padrão de se obter o fastboot é instalando o Google Android SDK, mas você pode baixar apenas as ferramentas que nos interessam (fastboot e ADB) nos links abaixo:

Windows: http://developer.android.com/sdk/index.html#Other
Mac/Linux: http://code.google.com/p/adb-fastboot-install/

Usuários de Windows também precisam fazer download e instalar estes drivers: http://developer.android.com/sdk/win-usb.html

Download da imagem de fábrica

Faça o download da versão mais recente da imagem de fábrica para o seu Nexus 5 em https://developers.google.com/android/nexus/images#hammerhead. Ao final do download, descompacte o arquivo e abra a pasta criada. Descompacte também o arquivo “image-hammerhead-*.zip”.

Você terá então algo semelhante a isso:

n5-factory-image

Com o ADB e fastboot instalados e arquivos baixados, vamos iniciar o processo.

Flash!

Conecte seu telefone ao computador via USB, e acesse o bootloader no seu aparelho. Você pode entrar no bootloader pressionando simultaneamente os botões de diminuir o volume e Power. Ao iniciar o bootloader, você já pode soltar os botões.

Bootloader
Bootloader

Vá agora ao Prompt de Comando (Windows) ou Terminal (Mac ou Linux) e acesse o diretório/pasta onde os arquivos que você baixou estão localizados:

Note que, todos os comandos entre <> você deverá substituir pelo caminho/nome do arquivo na sua pasta ok?

  • cd </caminho/para/hammerhead-lrx22c>
  • fastboot flash bootloader bootloader-hammerhead-hhz12d.img

Reinicie o bootloader. Ao retonar tela novamente, repare que a versão do bootloader será a mesma presente no nome do arquivo informado no comando anterior.

  • fastboot flash radio radio-hammerhead-m8974a-*.img
  • cd <image-hammerhead-lrx22c>
  • fastboot flash boot boot.img
  • fastboot flash cache cache.img
  • fastboot flash system system.img

Atenção: Se você não usa um sistema de recuperação customizada como  TWRP ou CWM, então você deve ainda executar o comando abaixo:

  • fastboot flash recovery recovery.img

Caso apareça a mensagem “target reported max download size of 1073741824 bytes”, não se preocupe. Apenas aguarde e deixe o processo ser finalizado.

Ao final basta reiniciar o smartphone já com o Lollipop.

Não se assuste com o tempo do primeiro boot após a atualização. Chega a demorar cerca de 5 a 10 minutos se o update for realizado a partir do Android 5.0 ou 5.0.x, e quase 20 minutos se você estiver atualizando do Kitkat.

Aplicativos para Android | Jogos para Android

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Paulo Carlos

    Poxa…. Surgiu-me uma dúvida aqui… O meu bootloader já foi feito, todavia, nao entendo como posso usar o comando “fasboot” na janela de comando… afinal esse não é um comando do windows… Como eu Lollipop não está iniciando, só posso flashear pela tela de bootload…. O unico jeito é com essa linha de comando… Mas qnd uso o comando na pasta especifica onde estão os arquivos, o comando fastboot não é reconhecido no windows… tenho certeza que deixei algo passar e to fazendo besteira… pode me ajudar?

  • Você já tentou reinstalar o SDK Tools?
    Tive um problema (ontem inclusive) onde o ADB não reconhecia meu aparelho. Depois me muitas voltas acabei descobrindo que isso era causado por conta da versão que não permitia atualização. Instalei o SDK novamente e fiz a substituição do ADB. Mas no meu caso uso Mac OS X, mas pode acontecer o mesmo no Windows.

  • Paulo arlos

    Rapaz… Eu reinstalei ele várias vezes já… Eu sei que só preciso usar o comando fastboot pra fazer o flash… só que no cmd esse comando não pega, nem se eu navegar até a pasta dos arquivos de imagem da rom… então que deve haver uma ferramenta da ADB Tools que seja uma janela de comando… lembro até que a encontrei ha muito tempo atras… mas agora não cosigo mais… =/

  • Paulo arlos

    Brother!!!!!! Eu Consegui!!!!!!!! Dois dias de trabalho e dor de cabeça mas consegui resolver! Era exatamente o que eu pensava, uma ferramenta que deixei passar e agora que achei consegui executar todos os comandos dentro dela, mesmo sem drivers e sem conseguir nem sair da tela de boot load deu pra flashear pelo seu tutorial! Muito obrigado pela atenção e pela ajudaaa! o/

  • Que bom cara! Parabéns!
    Que ferramenta era essa que faltava?

  • Paulo Carlos

    Tava faltando a abd tool ( Shell full) Uma pasta que tem uma única subpasta chamada plataform tools… com várias ferramentas dentro que não sei pq eu não tinha ainda…. Ai extraí a imagem dentro dela juntos com os zips, abri uma janela do cmd dentro da pasta raiz e executei os comandos tranquilamente. Uma besteira mesmo que eu não tava conseguindo encontrar de forma alguma. XD

  • Bom saber dessa ferramenta! Valeu :)