O que muda com novo Acordo Ortográfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na tarde de ontem, dia 29/09, o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo entrará em vigor em janeiro de 2009, mas as normas ortográficas do Brasil e de Portugal poderão e continuarão sendo usadas até dezembro de 2012 nos exames escolares, concursos públicos e em vestibulares.

O acordo previa 20 bases de mudanças e busca unificar a escrita nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil

Confira a seguir, as alterações que o novo acordo trará para o português escrito no Brasil.

Alfabeto
Passará a ter 26 letras, ao incorporar “k”, “w” e “y”. Demorou einh?

Trema
Ele deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller. Agora ninguém mais vai esquecer de colocar trema quando escrever lingüiça :P

Acento agudo
Desaparecerá nos ditongos abertos “ei” e “oi” em palavras como “idéia” e jibóia” e nas palavras paroxítonas com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como “feiúra”

Acento circunflexo
Desaparecerá em palavras com duplo “o”, como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo “e”, como vêem e lêem.

Acento diferencial
Não se usará mais acento para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição) ou “pêlo” (substantivo) de “pélo” (verbo) e “pelo” (preposição mais artigo).

Hífen
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com “r” e “s”, como “anti-rábico” e “anti-semita”. A grafia passará a ser “antirrábico” e “antissemita”. O hífen será mantido quando o prefixo terminar em “r”, como em “inter-racial”.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Rosiane

    Vai ser díficil ! será que isso era necessário mesmo?

  • Thais

    Parabéns sua explicação foi bem resumida e direta ,obrigado tirou muitas dúvidas

  • Mirian

    Achei ótimo, deveria acabar também todos os acentos. Não sei porque o português é tão dfícil.e burocrático como o país.São vários porquês,crase, mal com” L”, mau, com “U”.e etec. etc..Q coisa chata.

  • valderez

    gostei dessa peste

  • elly

    e bom para todos

  • milla

    achei q ficou td + facil, agora pra quem ñ gostou… só lamento rsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  • ANTÔNIO NÚNES PARA QUEM INVENTOU AS NOVAS REGRAS!!

  • aila campier comvawskim de souza guimaraes caleno

    gostei muito e é muito interessante deu para fazermos trabalho

  • aila campier comvawskim de souza guimaraes caleno

    olha tem pessoas q nao gostaram mas eu acho bom

  • LUKAO

    PRA MIM TANTO FAZ COMO TANTO FEZ!!!

  • LUKAO_SGP_ES_E.E.E.F.M ´´SAO GABRIEL DA PALHA´´

    ISSO E SO PARA DIZER QUE ALGUMA COISA NO BRASIL MUDA!!!

  • AAAH PORRA , VO TER Q FAZER UM TRABALHO DESSE ER , ER MT COMPLICADO , COPIAR FAZER CAPA ER TAL’S MOL SACO ISSO afz

  • eu achei orrivel isso apresenta uma coisa melho.

  • Lucia Baros

    Deveria ter feito reformas ousadas, que atrapalham bastante na hora de estudar, exemplo: as vezes o verbo amar é verbo, dependendo do contexto, ele é sujeito, porque em uma frase, há tantas confusões, sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, predicado verbal e outras coisas mais, deveria ter atacado esta sintaxe que mexe com a cabeceira do estudante, e não acrescentar em nada.Deveria ter feito um enxugamento em outras áreas da língua Portuguesa.Muito custo, para pouco benefício.

  • Luks.100

    Mudar pra q???Deixa essa porra do jeito q tá!!!qual é o próximo?mudança matemática?(espero q não.Essa porra já é difícil do jeito q tá mesmo…)

  • MARIO SÉRGIO

    UM ACHEI ESCROTO ESSE ACORDO, A LÍNGUA NÃO SE SIMPLIFICOU EM NADA!! COMO DISSE PASQUALE CIPRO NETO, E JOÃO UBALDO RIBEIRO(GRANDES PENSADORES DA CULTURA BRASILEIRA): “ESSA REFORMA É UM POUCO TÍMIDA”, NÃO ACHAM?!
    SABE, TAMBÉM ACHEI!!! EXCLUIR OS “Cês”, “Pês”, MUDOS, O TREMA(NO PORTUGUÊS-BR), RETIRAR ACENTOS EM PALAVRAS COM “EIA”, OU “OI”, NÃO É O SUFICIENTE PARA SIMPLIFICAR A LÍNGUA!!!
    O PORTUGUÊS É UMA DAS LÍNGUAS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO PARA SE APRENDER, O CANTOR “STING” DO THE POLICE, JÁ CITOU ISSO UMA VEZ, APESAR DE ENTUSIASMADO EM COMPOR UMA MÚSICA EM PORTUGUÊS!!! O CANTOR RITCHIE(DE MENINA VENENO), É SUPERDOTADO, POIS PRA APRENDER UMA LÍNGUA QUE ATÉ O PRÓPRIO POVO BRASILEIRO ERRA, OU TEM DIFICULDADE DE DISTIGUIR CONCERTO, DE CONSERTO. ISSO DEIXA QUALQUER NORMAL MEIO LOUCO!!!

    PROBLEMAS DE DIFICULDADE DO PORTUGUÊS:

    1-USO DO FONEMA [Z] SUBSTITUÍDO POR MUITOS GRAFEMAS COMO [S], [X], FORA O PRÓPRIO [Z]. COMO EM RO(S)A, E E(X)ATO!!!

    2-USO DO FONEMA [S] SUBSTITUÍDO POR MUITOS GRAFEMAS E DÍGRAFOS COMO [Ç], [C], [SS], [Z], [X], E O PRÓPRIO [S], COMO EM: PALHA(Ç)O, (C)INEMA, SUCE(SS)O, PRÓ(X)IMO, PA(Z)!!!

    3-USO DO FONEMA [X], SUBSTITUÍDO POR DÍGRAFOS COMO: [CH]: BU(CH)E(CH)A, (CH)APÉU!!!

    4-USO DE DOIS ERRES PARA SUBSTITUIR UM ERRE BRANDO NO MEIO DA FRASE: CUIDADO!! A PALAVRA “ENROLADO” APESAR DE SER ESCRITA NO MEIO DA FRASE, SÓ TEM UM “R” SÓ!!!

    5- CONJUGAÇÃO DA 2ª PESSOA DO PLURAL(VÓS)= NINGUÉM SABE AO CERTO COMO ISSO FUNCIONA, JÁ TENTEI E NÃO CONSIGO, PREFIRO USAR(VOCÊS) NO LUGAR DE (VÓS)!!! PERGUNTE A QUALQUER BRASILEIRO SE ELES USAM ISSO NA LÍNGUA FALADA, E SE SABEM USAR ESSA PESSOA DE FORMA CORRETA EM TODOS OS VERBOS!! GARANTO QUE NÃO TENHA, SE TIVER, DEVE SER UM NERD NA SOCIEDADE!!!

    6- VOCABULÁRIO MUITO RICO COM MUITAS PALAVRAS COM SIGNIFICADOS SEMELHANTES OU IGUAIS, ISSO SEM CONTAR COM AS PALAVRAS CRIADAS PELOS POVOS DE CADA PAÍS LUSÓFONO QUE SÓ ELES MESMOS ENTENDEM!!!

    7-PALAVRAS PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS EM DEMASIA FAZ COM QUE QUAISQUER ANALFABETOS ERREM QUASE SEMPRE, E QUAISQUER LETRADOS POSSAM ERRAR AO MENOS UMA VEZ POR DIA!!!

    8-USO DO QU, SS, RR E OUTROS CASOS DESNECESSÁRIOS!!!

    SOLUÇÃO:

    1-TODAS AS PALAVRAS COM SOM DE “Z”, SERÃO “Z”, TODAS COM SOM DE “S” SERÃO “S”, TODAS COM SOM DE “X” SERÃO “X”!!!

    2- O RR DEVE SER SUBSTITUÍDO POR UM ÚNICO “R” COM UM TRAÇO IGUAL AO HÍFEN EM CIMA DO PRÓPRIO, OS SS TORNA-SE-ÃO “S”, O “CH” SERÁ “X”!!!!

    3- PALAVRAS COMO CONCERTO E CONSERTO SERÃO CONVERTIDAS PARA CONSERTO E SEGUNDO O CONTEXTO DE CADA FRASE ASSUMIR-SE-Á O SENTIDO DE CADA UMA!!!

    4-BANIÇÃO DO USO DO “VÓS” POR “VOCÊS”

    5- USO DA LETRA “K”, INCLUÍDA RECENTEMENTE NO ALFABETO PORTUGUÊS PARA SUBSTITUIR OS “QU’s” COM SOM DE [K], POR EXEMPLO: QUEIJO POR KEIJO!!!

    6-MANTER O QU SOMENTE QUANDO O “U” OBTIVER SOM: “SEQUÊNCIA, SEQUELA”!!

    7- SE FÔSSEMOS APLICAR ESSAS REGRAS NA FRASE ABAIXO, ATÉ UM ANALFABETO, OU MENDIGO RARAMENTE ERRARIA:

    EX.: AQUELA ROSA ESTAVA PRÓXIMA A UM PÉ DE CHUCHU!!! SERIA ASSIM: AKELA ROZA ESTAVA PRÓSIMA A UM PÉ DE XUXU!!

    *OBS. FINAL: VIU?! AGORA VC SABERIA SEMPRE QUE TUDO QUE SE ESCREVE COM ‘Z’ TERIA O SOM DE ‘Z’ E VICE-VERSA!! O “AQUELA” PERDERIA DUAS LETRAS(QU) E FICARIA SÓ COM UMA “K”. TUDO QUE TEM X SERIA “X” E NÃO “CH”(AGORA VC PODERIA ATÉ FALAR O NOME ‘BARRICHELO’ DE FORMA CORRETA, E NÃO DIZER ‘BARRIXELO’).

    NÃO É PRA CONTRARIAR, MAS É UMA FORMA DA LÍNGUA EVOLUIR E TAMBÉM DE MOSTRAR PORQUE MUITA GENTE NÃO COMPREENDE NOSSA LÍNGUA E PORQUE NÓS TAMBÉM NEM SEMPRE A COMPREENDEMOS!!!

    ABRAÇOS!!

  • MARIO SÉRGIO

    SE INOVASSEM PARA FACILITAR SERIA MUITO BEM ACEITO POR TODOS!!!

  • cara isso é mto loko!!!!!!

  • yasmin magalhaes

    isso sò dificulta mas o aprendisado

  • Matheus

    @MARIO SÉRGIO muito obrigado por este comentário repleto de preconceitos e ignorância. Pasquale pensador? Pelamor né meu filho? Reformas na língua são naturais. Só no século XX, a língua portuguesa passou por 9 reformas, pode pesquisar. As novas tecnologias tem muito a ver com isso. A escrita não é e nunca pretendeu ser uma representação fiel da fala. O z só tem som z porque assim ficou marcado. Se desde o início da língua portuguesa o Zebra se escrevesse Sebra, isso não mudaria em nada hoje. Aliás, etimológicamente o Z e o S tem a mesma origem. Bem no início do alfabeto latino não existia a letra S. Isso só passou ser utilizado depois do contato dos europeus com os árabes e egípcios, que tinham na fala o fonema fricativo alveolar surdo, coisa que não existia no latim. As suas proposições só se aplicam à sua dificuldade com a língua, mas é preciso encontrar um ponto de equilíbrio para as coisas.

  • Rose

    Fico impressionada como as pessoas são relutantes com as mudanças. Essa não é a primeira reforma ortográfica e nem vai ser a última. Nem tantas coisas mudaram.
    Muitas vezes é preguiça de estudar. Quem já sabe as regras viu que não é esse bicho papão todo. Agora, quem já não sabia nada, esqueçe o antigo e aprende o novo. Eu acho que ficou mais fácil.

    Para falar a verdade, não entendo a finalidade de continuar estudando. Depois do “não corrigir alunos que falam ou escrevem errado, isso causa constragimento.”

  • Eu quase não me inporto com isso.
    por isso que para min vai ser tudo a mesma coisa!

  • Eu posso estudar mais não gosto de estudar isto!

  • Duda

    Kiiiiiiiiiiiiiii chato esse novo acordo neh??:p

  • darlan

    eu acho a nova ortografia mais facil do que a de antes

  • neto

    minha rola que isso ae nao vale nada