OS X Mountain Lion – o que vem por aí..

Em meados de fevereiro a Apple pegou muita gente de surpresa anunciando o seu novo sistema operacional, o OS X Mountain Lion – nome concedido a versão 10.8 do Mac OS X, que deve chegar aos usuários de Mac entre junho e agosto deste ano.

Com esse novo sistema a Apple parece finalmente conseguir integrar recursos do OS X e iOS, seu sistema operacional para os famosos iPhones, iPads e iPod touchs, graças ao iCloud que guarda suas informações, configurações e backups de dispositivos na nuvem.

OS X Mountain Lion

Ao todo serão mais de 100 novidades e/ou melhorias de alguns aplicativos já conhecidos para esse novo sistema, grande parte delas trazendo recursos do iOS para o desktop do usuário como é o caso do Messages que já falei por aqui, Lembretes e Notas que até no OSX Lion faz parte do aplicativo Mail e a Central de Notificações.

Vamos falar um pouco mais de algumas e outras novidades que merecem destaque:

Integração total do sistema ao Twitter, que permitirá você compartilhe qualquer link, foto ou vídeo na rede social com poucos cliques mesmo.

Compartilhamento de arquivos multimídia ou links a partir de qualquer aplicativo aberto por meio do Share Sheets Por exemplo você está navegando na internet e encontrou um site legal e gostaria de enviar o link para um amigo. Basta clicar no botão com forma de seta para a direita e em seguida escolher como gostaria de compartilhar seja através de e-mail, twitter ou uma mensagens pelo aplicativo Messages.

A Central de notificação trará a você alertas de novos e-mails, lembretes e mensagens recebidas, tal como usuários do iOS já estão acostumados.

OS X Mountain Lion

O Messages vêm para substituir o velho e pouco utilizado iChat, permitindo agora além de mensagens instantâneas através das redes AIM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk, você também poderá enviar mensagens de texto SMS grátis para seus contatos que utilizam o iOS 5 e que possuam o serviço iMessage habilitado em qualquer iGadget com conexão à Internet. Esse, já conta com uma versão beta mas requer que você possua OS X Lion 10.7.3 para utilizá-lo.

AirPlay Mirroring chega para permitir a você espelhar (compartilhar) a tela do seu desktop com uma televisão através de um Apple TV. É excelente para você assistir vídeos ou visualizar fotos diretamente do seu computador!

O novo Game Center além de compartilhar conquistas e ranking com seus conhecidos, também irá permitir que você jogue com familiares ou amigos independente da plataforma utilizada. Ou seja, vocês poderão jogar online através de um computador Mac ou um iPad, mas isso requer que o jogo possua esse recurso, é claro.

Por fim o Gatekeeper, um recurso de segurança que dá a usuários um maior controle sobre quais aplicativos podem ser baixados e instalados no seu Mac. Você pode configurá-lo para que somente aplicativos da Mac App Store sejam instalados, ou liberar a instalação manual como é realizada atualmente após o download a partir de um site qualquer.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.