Otimize o botão de retweets do próprio Twitter

Vocês já devem estar por dentro de uma das últimas novidades do Twitter, o lançamento de um botão próprio de retweets para você adicionar nos artigos e páginas dos blogs e sites. E se você estiver lendo esse texto diretamente da página do blog, já deve ter notado que já implantei a novidade por aqui e está ali ao lado do título do post, em subtstituição ao botão do Topsy.com, que anteriormente contava o número de links apontando para cá no microblog.

Se você não sabia disso (ainda) ou acompanha o blog através do Feed RSS, veja o vídeo abaixo para saber como ele funciona:

Mas parece que nem tudo são flores com esse botão oficial de retweets. Desde que passou a ser oferecido, muitos usuários reclamavam que o botão trazia lentidão tanto no carregamento da página como na própria ação de retwitar o link para seus seguidores no Twitter. Tudo isso por conta de um grande volume de solicitações ao endereço do script do botão.

Para solucionar isso, o pessoal do Mellow Morning deu a dica: basta alterar o javascript carregado para exibição do botão.

Para começar, clique aqui para criar o seu botão (com o nome do usuário que quer que apareça, e caso queira, uma indicação de um perfil a ser seguido). Copie o código e cole no seu HTML no local onde deseja que o botão apareça.

Agora substitua a linha:

<script type="text/javascript" src="http://platform.twitter.com/widgets.js">
</script>

por esse trecho:

<script type="text/javascript">
  //async script, twitter button fashiolista.com style
  (function() {
   var s = document.createElement('SCRIPT');
   var c = document.getElementsByTagName('script')[0];
   s.type = 'text/javascript';
   s.async = true;
   s.src = 'http://platform.twitter.com/widgets.js';
   c.parentNode.insertBefore(s, c);
  })();
</script>

Fácil, não acha?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.