Perguntas e respostas sobre o problema do PlayStation 3

Playstation 3

No último final de semana, mais precisamente dia 28 de fevereiro, a PSN (PlayStation Network, rede online da Sony) apresentou vários problemas e acabou afetando milhões de jogadores no mundo todo. Esse problema acusa uma falha de hardware no console PlayStation 3, impedindo que qualquer jogo seja executado.

A Sony já se pronunciou (através de seu Twitter) informando que já está trabalhando na solução do problema, que parece não ter afetado alguns modelos do PS3 Slim com HD de 120GB ou 250GB.

Mas o que de fato é esse erro?

O erro que afetou o console da Sony (código 8001050F) afeta o relógio interno do PlayStation 3, até mesmo de aparelhos que não estão conectados à internet. Os videogames que apresentam o erro voltam o calendário para o dia 31 de dezembro de 1999 ou 1º de janeiro de 2000, provocando problemas de conexão à PlayStation Network (PSN), jogar qualquer game on-line, utilizar conteúdo baixado por meio de download e não verificar Troféus conquistados em games.

Quais usuários são afetados?

Por meio de relatos de jogadores em fóruns especializados em games pelo mundo, apenas os primeiros modelos do PlayStation 3 foram afetados. Chamados de “fat”, os aparelhos foram lançados entre 2006 e 2009. Usuários do modelo “slim” com HD de 120 GB e 250 GB afirmaram não sofrer com o problema. Entretanto, alguns consoles “slim” apresentaram o erro, bem como alguns aparelhos “fat” estão funcionando normalmente.

Qual a maneira de corrigir esse problema?

Até o momento, não há um meio de consertar o problema. Um comunicado oficial da Sony, divulgado nesta segunda-feira (1º), pede que os usuários que sofrem com o problema não utilizem o PlayStation 3 até a solução do erro. Tentar jogar com o videogame nestas condições pode ocasionar a perda de dados do progresso dos games e a perda de todos os Troféus conquistados que não poderão ser recuperados. A empresa diz que uma solução deve ser anunciada em 24 horas. Alguns usuários relatam que, após 24 horas, o erro foi corrigido automaticamente, embora a Sony não tenha confirmado a existência destes casos.

E quanto às informações de jogos e troféus conquistados?

Os savegames dos jogos armazenados no disco rígido, games e temas comprados e baixados pela PSN não foram prejudicados pelo bug. Eles irão voltar ao funcionamento normalassim que o console voltar a funcionar. A Sony, no entanto, não divulgou nenhuma informação sobre os Troféus, que, no momento, correm o risco de serem apagados das contas dos usuários.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.