Principais novidades do iPhone OS 4.0

iPhone OS 4

Já havia postado aqui anteriormente sobre várias e prováveis novidades sobre o novo sistema operacional dos gadgets da Apple. E hoje foi dia da apresentação do iPhone OS 4, o mais aguardado de todos os tempos – em grande parte devido à possibilidade de liberar o recurso de multi-tarefa.

E não é que grande parte do que havia dito, foi mesmo lançado? E o melhor é que além do já esperado do multi-tasking e das caixas de correio unificadas, tivemos ainda outras surpresas. Confira o que de melhor foi anunciado no iPhone OS 4 a seguir.

Multi-tarefa (multi-tasking), que permitirá você abrir outro aplicativo enquanto deixa uma operação rodando em background, como por exemplo deixar o skype ou GPS abertos enquanto navega na Internet ou procura algum e-mail. Assista o vídeo de demonstração:

Pastas de aplicativos, possibilitando uma melhor organização nas suas telas. Basta segurar e arrastar um ícone de aplicativo sobre o outro para que automaticamente seja criada uma pasta com nome da categoria dos apps (de acordo com a App Store, mas que pode ser alterado depois). O mesmo recurso poderá ser usado para suas imagens. A organização de pastas poderá será feita no próprio iPhone, iPod touch ou por meio do iTunes, tanto no Windows como no Mac OS.

Caixa única de e-mail, permitindo várias contas de e-mail sendo abertas simultaneamente no Mail, tal como funciona o Gmail. Além disso, o Mail no iPhone OS 4.0 ainda terá visualização de anexos em aplicativos de terceiros – mas isso ainda foi detalhado sobre como isso vai funcionar.

iBooks, o nome já quase que diz tudo. É um concorrente do Kindle para leitura de publicações que deverão ser vendidas ou distribuídas online. E já contará com uma sincronização sem fio de títulos e marcadores.

Ferramentas Corporativas com melhor encriptação, várias contas do Exchange, etc.

Game Center, que será como uma “Xbox Live para o iPhone” com várias características sociais, criação de partidas (matchmaking), rankings de jogadores (learderboards) e conquistas (achievements).

iPhone OS 4

Além disso, teremos ainda os iAds (anúncios) que vamos ver em muitos jogos, aplicativos, vídeos, etc. O lado bom disso é que teremos mais aplicativos para download gratuito, mas em em compensação teremos um aumento no número de anúncios contidos.

Outra notícia que já era esperada era de que não haverá atualização para o iPhone de primeira geração (Classic), que ficará a partir de agora preso no iPhone OS 3. Além disso, alguns recursos não estarão disponíveis para o iPhone 3G, como por exemplo, o multi-tasking devido à limitações de hardware.

Para uma lista completa com as novidades do iPhone OS 4, que deverá ser lançado no terceiro trimestre desse ano, a Apple já liberou uma página em seu site. Para conferir clique aqui.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.