Problemas com atualização do WordPress 4.1

A versão 4.1 do WordPress já está disponível para download e atualizações automáticas por dentro do Painel de administração dos sites que utilizam este CMS.

capa-wordpress-4-1

Apesar de trazer diversas novidades, a atualização também pode trazer algumas dores de cabeça. Foi o que aconteceu comigo noite passada, ao realizar a atualização do WordPress em 3 sites diferentes.

Em 2 casos o problema foi o mesmo. Instantes após clicar em atualizar, era exibida aquela famosa mensagem de manutenção programada do WordPress e ficava nisso. Por experiências anteriores, fui até a raiz do site no FTP e apaguei o arquivo .maintenance. Feito isso, dei um refresh no site e me deparei com um Fatal Error.

Fatal error: Call to undefined function wp_json_encode() in [caminho do site no servidor]/wp-admin/includes/misc.php on line 668

Exatamente esta mensagem em ambos os sites. Obs.: o caminho do site foi editado, é claro, por questões de segurança. Os sites eram exibidos normalmente, porém não era possível acessar o painel de administração.

E como solucionar esse problema na atualização do WordPress 4.1?

Antes de mais nada, faça um backup de todo o seu site caso não tenha feito antes de iniciar o update. Feito isso, faça download do WordPress novamente e em seguida, substitua todos os arquivos da pasta do seu site no FTP com exceção dos arquivos wp-config.php e da pasta /wp-content/ afim de não perder seus temas e a configuração do seu site. Preste bastante atenção nessa hora, ok?

Após terminar o upload, tente acessar novamente o Painel do seu site. Será exibida uma mensagem informando que o banco de dados precisa ser atualizado. Basta prosseguir e seu site estará rodando corretamente depois.

Apenas estes processos devem resolver – ao menos bastaram no meu caso. Se isto ainda não for suficiente tente desativar todos os plugins manualmente, renomeando a pasta /plugins/ dentro da pasta /wp-content/.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.