PS3 firmware 3.21

O assunto “firmware 3.21″ do Playstation 3 volta a dar a volta ao mundo e depois de toda uma panóplia de “escândalos”, chega agora a vez de mais um que promete dar que falar.

Um membro do Youtube chamado “meowmmmmm” deixou uma dica que de certa maneira faz um certo sentido. Meowmmmmm, afirma que um programador disse que a firmware 3.21 está longe de ser apenas uma correção de segurança para evitar que os hackers explorem esta falha. Antes da notícia propriamente dita vai aqui uma pequena explicação. O PlayStation 3 é conhecido pelo seu poderoso processador Cell que se divide em 8 SPE (Synergistic Processing Elements). Cada SPE desempenha uma função, sendo que apenas seis dos sete estão disponíveis aos produtores das diversas empresas de jogos. O sétimo SPE está reservado ao sistema operativo da PS3 e o oitavo serve para aumentar o rendimento de produção.

Meowm escreveu o seguinte:

“Update 3.21 which Sony described as a security update and removes installing another OS is a lie. Apparently Sony had claimed that the 8th SPE was not used to increase production yields, when in fact it was reserved for running the “Other OS”. Update 3.21 by Sony is in fact an advanced strike by Sony to hide the fact that the 8th SPE is needed to process the “Move Controller(s)” without sacrificing existing graphics and game play.”

Segundo a Sony, o oitavo SPE servia para aumentar o rendimento de produção mas na realidade parece que este oitavo SPE é reservado para o “Other OS”. Segundo ele, esta nova firmware 3.21 remove o “Other OS” para que o oitavo SPE seja utilizado para processar o novo Motion Controller de nome PS Move, sem sacrificar gráficos ou gameplay. Esta teoria não é de todo descabida se pensarmos que a PS3 Slim foi obrigada a passar para a versão 3.21 e sim, nós sabemos que os updates são gerais mas na realidade, ninguém nos garante o que o update está a fazer à PS3, até porque já não era a primeira firmware com hidden features (recursos escondidos).

Para completar o enrendo, muitos são aqueles que dizem que a Sony utilizou esta guerra com Geohot para cobrir as verdadeiras razões do update da firmware 3.21, ou seja, o Geohot foi uma manobra de diversão.

Contudo, lembrem-se que isto não passam de teorias e ainda nada disto foi confirmado

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.