iOS 4.2 – Qual a diferença entre jailbreak tethered e untethered?

Com o lançamento de um novo firmware para seus dispositivos, o iOS 4.2, mais uma vez a Apple bloqueou os acessos antigos à partição de boot do aparelho (iBoot). Com isso, os hackers perderam a brecha disponível no sistema para aplicar o exploit que permitia o jailbreak no aparelho.

Até o momento, o pessoal do Dev-Team está testando um novo método para fazer o jailbreak nos novos aparelhos (iPad, iPod touch e iPhone) de forma definitiva, sem que seja necessário conectar o dispositivo ao PC ou Mac e refazer o processo toda vez que você reiniciasse ou desligasse seu aparelho. Este é o tão famoso e odiado jailbreak tethered.

iPhone recovery

Com esse método, seu aparelho pode ser desbloqueado normalmente através um exploit de jailbreak, mas ele precisa de um “empurrãozinho” para forçar o iBoot (sistema de boot dos dispositivos da Apple) a inicializar o iOS modificado. O aparelho funcionará normalmente, mas você deve ficar atento ao consumo de bateria para evitar ter que desligar o aparelho.

Caso o aparelho seja desligado ou reinicializado, como já havia dito acima, você deverá conectar o cabo USB ao seu computador e refazer o processo.

O untethered jailbreak é o que podemos chamar de jailbreak completo, pois depois de aplicado ele consegue ser executado normalmente mesmo com uma reinicialização do dispositivo ou perda total da carga da bateria. Esse método consegue modificar o boot do aparelho de forma que ele não seja detectado e consiga inicializar corretamente como um aparelho sem jailbreak.

Por isso ainda não foi lançado uma ferramenta para jailbreak nos dispositivos com iOS 4.2, pois a Apple modificou mais uma vez seu sistema de inicialização tornando impossível (até o presente momento, pois sabemos que logo alguém irá burlar isso) que os hackers consigam alterá-lo e aplicar um jailbreak definitivo, ou seja, untethered.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.