Qual A Melhor Forma de Disputa do Brasileirão?

Assunto que gerou polêmica no mundo futebolístico em 2002/2003 parece voltar ao foco da mídia. Qual deve ser o formato do Campeonato Brasileiro de futebol?

Desde 2003 o campeonato é disputado em pontos corridos, todos contra todos em jogos de ida e volta e, no final, o que conseguir mais pontos leva a taça. A CBF adotava a forma de playoffs mata-mata para decidir o campeão até  o ano de 2002. O formato mata-mata possui duas fases. Na primeira todos jogam contra todos em turno único (não é ida e volta). Os melhores classificados avançam para o mata-mata, normalmente 8 times (quartas de final, semifinal e final) disputam essa fase e os jogos eliminatórios são ida e volta.
1996-campeonato-brasileiro
Qual a melhor forma?

Primeiramente vamos descobrir por que disse que o assunto parece voltar ao foco da mídia. Segundo o MSN Esportes, a Folha de São Paulo divulgou que a Rede bobo Globo de Televisão teria enviado uma proposta aos clubes para voltar ao formato mata-mata no Campeonato Brasileiro. De acordo com o divulgado pela Folha, as vagas na Libertadores seriam dos dois melhores classificados na primeira fase e posteriormente outras duas vagas para campeão e vice to campeonato. Caso os clubes fossem os mesmos, as vagas iriam para os semifinalistas.

Agora que temos o por que, continuemos.

Os defensores do mata-mata argumentam que o campeonato ganha em emoção ao ser jogado neste formato, visto que não há a possibilidade de um time ser campeão faltando duas, três ou quatro rodadas para o fim. O campeonato só termina no apito final do último jogo. Dizem ainda que o campeonato fica mais equilibrado, podemos ter times de menor expressão disputando a taça no último jogo, não ficando somente centrado nos grandes.
Em contrapartida, não encontrei nenhum defensor do mata-mata que não concorde com o fato de que este formato é “injusto”, visto que o time campeão da primeira fase pode acabar sem o troféu. Vide o São Paulo em 2002. Talvez por isso a Globo, em seu projeto, queira “premiar” os dois melhores da fase de classificação com o acesso à Libertadores.

No outro lado da moeda temos os defensores dos pontos corridos. Desde 2003 o campeonato brasileiro teve como campeão o Cruzeiro (03), Santos (04), Corinthians (05) e São Paulo (06/07/08). Quem defende este formado alerta, como já citado, o jogo justo, no qual quem faz mais pontos leva o caneco. A fórmula de pontos corridos dá aos clubes, por ser disputada em turno e returno, a possibilidade de maior arrecadação e planejamento.

Vamos focalizar na questão planejamento dos clubes para dar a primeira resposta aos que defendem o mata-mata simplesmente porque acham que times de menor expressão não podem chegar a decidir, e o argumento é simples: foi campeão quem planejou melhor, quem teve pré-temporada, quem montou o time da maneira mais inteligente (permito-me uma excessão: Corinthians em 2005, o título era do Internacional… todos sabem o escândalo Edílson Pereira de Carvalho e os jogos remarcados que beneficiaram o clube do Parque São Jorge). O tamanho do clube ($$$) não interfere tanto assim como alguns podem argumentar. Vide o que gastou o Fluminense e o Goiás, e a posição dos dois na tabela. Portanto, time que chega é time que tem planejamento, e ano a ano as diretorias estão aprendendo isso.

Para a segunda resposta aos defensores do mata-mata utilizaremos a questão emoção. Muita gente se lembra do brasileiro de 2003 que o Cruzeiro ganhou com algumas rodadas de antecedência, ou o de 2006 que o São Paulo conseguiu o mesmo feito, e se baseiam nisso para dizer que o campeonato não tem emoção.
Com os dirigentes aprendendo como trabalhar, o campeonato nacional está cada vez mais difícil e emocionante. Tomemos por base o campeonato de 2008 e o atual. Ano passado o São Paulo, com ajuda de seus adversários, conseguiu buscar uma diferença de 11 pontos para o líder e se tornou campeão na última rodada com um gol em impedimento (o empate servia também). Quer mais emoção do que ser campeão com um gol em impedimento? Só se fosse em impedimento e com a mão! No campeonato de 2009 acabamos de completar a rodada de número 26. O Palmeiras é o líder com 50 pontos. O quinto colocado, Atlético-MG, está com 44. São míseros seis pontos do primeiro ao quinto. São 5 clubes brigando pelo campeonato (há quem coloque o Grêmio, com 39 pontos, na disputa).

Portanto, aos que defendem o torneio de mata-mata com a desculpa de que são sempre os mesmos que chegam brigando por título nos pontos corridos, fica a dica: junte a torcida, vá em frente do portão do seu clube e exija do seu presidente e do diretor de futebol que eles façam um planejamento decente, com objetivos, que contrate com consciência, que não mude de técnico a cada 3 rodadas, que invista nas categorias de base! E não se deixe enganar por times sem planejamento, sem estrutura, disputando título de Copa do Brasil. O melhores, mais bem estruturados e com planejamento não disputam esse torneio.

ps.: Gostaria que vocês vissem que a CBF vai usar dinheiro “dela” para construir o seu novo CT. As aspas ali estão porque a CBF não paga nem um puto real de salário aos jogadores que são convocados, nem tampouco se responsabilizam (responsabilizar = pagar tratamento) por qualquer dano físico causado a atletas a serviço da seleção (vide caso Kleberson, desfalque no Flamengo, foi contundido enquanto atuava pela Seleção Brasileira).

Fonte: MSN Esportes

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.

  • Pingback: Tweets that mention Qual a melhor forma de disputa do brasileirão? | UmTudo.com -- Topsy.com()

  • Breno

    Cara, nao se deu conta que os pontos corridos é roubo a longo prazo? Tiram pontos de um, de outro, eles conseguem fazer o campeão que eles quiserem que é mais fácil do que se fosse numa final de campeonato

  • Não acredito em teorias conspiratórias. Quem são “eles”?
    Acho que se houvesse roubo no sentido que você diz, fariam da mesma forma no mata-mata. E é até pior p/ time pequeno… chega numa semifinal contra um grande, é muito mais fácil o grande pagar a “mala-preta” (ta lembrado?) do que o pequeno.

  • João Paulo

    Desde de quando futebol tem que ser justo?
    Umas das graças de um campeonato é a final.
    Não precisamos imitar tudo todos europeus.
    Mas na verdade o formato vai ser o que a globo quiser.

  • João, o futebol tem que ser justo desde que a FIFA instituiu o fair play. Mas entendo o que quis dizer e apóio, inclusive citei no texto o gol em impedimento do Borges contra o Goiás ano passado.
    Concordo que uma das graças é a final, e pense comigo, se o campeonato atual terminasse em duas rodadas nós teríamos TRÊS “finais” só na próxima rodada!
    Na vida tudo copia-se, meu caro. As pessoas buscam inspiração em algo já existente. Brasileiro “patriota” é que sempre tem aquele “coisa de americano” “coisa de europeu”. Se é bom, se pode ser aplicado à realidade em que se vive, pode-se copiar. O brasileiro tem essa visão pq infelizmente poucas coisas são copiadas do Brasil.. a última coisa boa feita foi a urna eletrônica.
    E por fim eu acho que a Globo vem perdendo espaço… não é como era antigamente.. as diretorias vem se profissionalizando, se algo não for bom para sua instituição, vão votar contra. E a Record ta doidinha p/ pegar o brasileirao!

  • bruno

    Na minha opinião a questão não precisa ser resumida à disputa de uma forma ou outra de campeonato.
    Digo isso pois as duas formas têm seus prós e contras evidentes.
    Portanto, porque não uní-las?
    Faz-se o campeonato em pontos corrido, com direito à uma semi-final.
    Se houver problema de calendário, que se faça ao menos uma final.
    E para que sempre fique justo, pode ser estipulado que só haverá a disputa de um jogo final, se a diferença entre 1º e 2º não for maior que 6 pontos ou 4 ou 3… enfim….

    Seria justo e teria a emoção, que sem dúvida foi perdida.

  • Raphael

    Pontos corridos é a coisa mais chata que possa existir, é uma grande procissão que vai de maio a dezembro!!!
    Quer justiça no futebol? Ora, a Argentina foi campeã do mundo com gol de mão, sem falar no São Paulo que sempre era beneficiado pelas arbitragens no ano pasado (o que acontece é que nos pontos corridos, o erro do juiz não fica tão marcado).
    Os jogos de mata mata ficam marcados pra sempre na memória dos torcedores. Todo flamenguista sabe que em 1980 o time foi campeão num 3×2(gol do Nunes), corinthianos sabem que em 1990 foram campeões com gol de Tupãzinho, já os pontos corridos saem muito rápido da memória.

  • Anderson

    Não sei qual é forma mais emocionante ainda. Porém, vc tem cara de Sãopaulino. Deve ser por isso que critica tanto as conquistas de outros times. Além disso, nos últimos campeonatos de pontos corridos, todos os campeões foram beneficiados de alguma forma pela abitragem, principalmente, o São Paulo e, por incrível que pareça, o Palmeiras também tem sido beneficiado nos últimos jogos e, acredite, ele está na liderança. Não é???

  • Para descobrir se tenho cara de saopaulino ou nao, nao eh dificil, eh soh clicar no meu nome ai que vc abre o twitter e ve o background.
    A unica critica que eu fiz foi o titulo brasileiro do Corinthians em 2005. O campeonato foi uma robalheira, jogos que nao deveriam foram anulados, penalti contra o inter clarissimo e nao marcado… e no final Corinthians foi o maior beneficiado. Fora isso nao ha nenhuma critica, soh tento fazer o texto mais “bem humorado”. E eu n acredito em sempre os campeoes sao os ajudados pela arbitragem. Isso eh coisa de carioca falar pq as diretorias nao conseguem se planejar p/ brigar por titulo. Eh coisa de midia, de globo.

  • Para falar a verdade , o futebol brasileiro não sabe o que quer. Essa é a verdade. Não sabe se fazem campeonato de pontos corridos ou não. Se faz calendário europeu ou não.
    Mas o que eu acho é que a Globo quer mudar por saber que o Tricolor pegou a formula de disputar pontos corridos , perdendo um pouco de emoção. Afinal , ver três anos seguintes um mesmo time ser campeão e saber que pode aumentar este numero , é algo que não deve agradar a cúpula globar.
    Enfim. Está ótimo este jeito de disputa.

  • Lucas Mendonça

    Não concordo de jeito nenhum.. Você só fala isso pois deve ser torcedor de time paulista (todos sabemos que nos pontos corridos a arbitragem sempre “erra” a favor deles, principalmente do SP) ou do Inter (que realmente é um time bem planejado). Sabendo disso.. os outros 15 times que sobraram (a imensa maioria), mesmo com menos planejamento, são muito prejudicados por esse sistema corrupto.
    Não devemos levar em conta só o planejamento dos clubes, pois é culpa de dirigentes, e não da torcida, que assim seria a maior prejudicada.
    Portanto, o mata-mata daria condições iguais a todas as torcidas (nenhuma torceria pra um time coadjuvante, pois todos teriam chances), os estádios lotariam, a renda para os clubes aumentaria, e os jogadores jogariam sabendo que o São Paulo vencerá apenas se for melhor em campo, e não nos bastidores.

  • Lucas, vc pode não concordar, estamos em um país livre. :) Mas pelo amor de deus, “não concorde” usando argumentos!
    Seu primeiro “argumento” sobre erro de juiz. Ridiculo. Não há fundamento. É desculpa. Assim como chamam os santistas de viúvas de pelé pq só falam da época de Pelé, vc falar que arbitragem só favorece paulista é absurdo. As instituições (leia-se federações estaduais, FPF, FGF…) são, infelizmente, fortes, e se alguma delas se sentisse como vc se sente em relação a arbitragem elas iriam xiar.
    Ninguém colocou culpa na torcida, e torcida não ganha e nem perde jogo. Torcida torce, e só. A culpa de times não irem bem e ano após ano brigarem para não cair é sim da direção. Olha o que aconteceu com o Vasco. Caiu, deve a alma e não tem como pagar pq até os moleques da base já tavam vendidos. Planejamento é receita de sucesso. Todos os times que estão disputando os títulos são bem planejados.
    Quem torce ama o time, não importa se ele ta bem ou não. Olha o público da segundona, olha o Vasco, novamente como exemplo. Não existe “torcida coadjuvante”. Muito menos time.
    Por fim, busque se informar melhor e olhe o público em mata-mata e depois em ponto corrido. Você vai se surpreender.

  • anacarolina

    legal essas coisas que vc s fazem é importante estar por dentro dos assuntos esportivos principalmente do nosso pais brasill…..