Recuperando dados (fotos, videos, contatos) apagados em qualquer dispositivo Apple

Após ter publicado aqui no site um tutorial para recuperar fotos apagadas em iPhones, iPad ou iPod touchs a partir de um backup anterior do iTunes, muita gente entrou em contato me questionando sobre restauração de outros arquivos deletados em seu iGadget, tal como mensagens de texto, contatos, e até mesmo fotos sem um backup anterior.

Inicialmente não achei que isso fosse possível, mas recentemente me foi apresentado o Wondershare Dr.Fone para Mac um novo software que permite recuperar arquivos diretamente de iPhones, iPads e iPod touch sem backup do iTunes. Mas o software também pode ser usado para recuperar dados através do backup do iTunes.

Este software é compatível com os seguintes dispositivos:

Wondershare Dr.Fone para Mac
Lista de dispositivos compatíveis

Eu fui convidado a fazer um teste deste aplicativo e achei fantástico! Primeiramente pelo número de dispositivos compatíveis (veja acima) e segundo por ter encontrado arquivos apagados há muito tempo, além de um histórico de ligações e mensagens SMS de anos atrás – sempre que troco de aparelho eu recupero um backup do modelo anterior para não ter que configurar tudo.

Aproveitando que tinha deletado algumas fotos no dia anterior, instalei uma versão de teste grátis do Wondershare Dr.Fone para verificar sua eficácia. Logo que executado, ele me deu opção de restauração a partir do próprio aparelho ou por um backup do iTunes. Como eu sabia que as fotos não estariam no backup, parti para a recuperação direta.

buscando-arquivos

Em seguida ele começou a verificar meu iPhone (imagem acima) em um processo até rápido, o que me deixou feliz por um curto período de tempo. Creio eu que nesse momento ele apenas verifica informações como modelo, capacidade e número de série do aparelho. Em seguida ele parte para outra tela onde realmente faz a busca por arquivos.

Eu particularmente achei o processo um pouco devagar, mas pode ser devido ao número de arquivos e capacidade do meu iPhone, que é um modelo de 32GB. O processo de pesquisa demorou cerca de 30 minutos.

recuperando-arquivos

Uma das vantagens deste software é que você não precisa esperar a busca ser completamente finalizada para navegar entre os arquivos já localizados. Se você reparar na imagem acima, do lado esquerdo, algumas opções já estão disponíveis (em texto preto) e você poderá clicar ver do lado direito os arquivos encontrados.

Há uma opção em alguns casos, que você poderá ativar um filtro para mostrar somente dados deletados. Quando disponível, basta clicar em “Mostrar somente os arquivos eliminados” que fica acima da lista de arquivos.

Para recuperar arquivos, basta seleciona-los e clicar no botão Recuperar na parte inferior. Muito simples!

Caso você necessite recuperar arquivos apagados no seu aparelho ou de algum cliente, este software irá facilitar a sua vida. Ele possui versão somente para Mac com processadores Intel e requer OS X 10.6 ou superior. O Wondershare Dr.Fone custa pouco menos de R$200 mas você pode fazer download de uma versão gratuita para testes como eu fiz através do website da Wondershare.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.