Resolvendo problemas para apagar backup do iCloud

Essa semana, por conta de um problema para apagar o backup do meu antigo iPhone 4 no iCloud, acabei meio que sem querer, descobrindo que o iCloud “amarra” os backup dos dispositivos à uma identificação única de cada aparelho, talvez o número de série – não tenho como comprovar isso, e nem mesmo pessoal do suporte da Apple soube informar.

O fato foi que, com a chegada do meu iPhone 5, eu simplesmente ignorei o iCloud e restaurei um backup feito poucos instantes antes no iTunes e passei a usar o novo aparelho sem problemas. Até que, começaram a aparecer mensagens de que o backup do dispositivo não estava sendo realizado por falta de espaço na nuvem.

iPhone 4 | iPhone 5

Achei estranho e então verifiquei o espaço utilizado pelo próprio aparelho, em Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup e vi que só me restavam apenas 1 GB disponível. Ao clicar em Gerenciar Armazenamento me deparei com o fato de, apesar de ter restaurado um backup anterior para o aparelho novo, o iCloud havia criado um novo backup para esse aparelho. Não achei tão estranho isso, até porquê são 2 aparelhos diferentes.

Logo pensei: “Basta apagar o backup do outro aparelho que não vou mais usar e pronto. Terei Espaço livre novamente..“. Engano meu.

O iCloud não permitia que eu apagasse o backup do outro iPhone alegando que estava em uso. Eu achei estranho, pois já havia restaurado o aparelho e enviado ao novo dono.

Liguei então no suporte da Apple e fizemos várias tentativas de remoção, pelo meu iPhone novo, pelo MacBook Pro e nada.. Sempre apresentava o erro de que estava sendo utilizado. Cheguei a restaurar o iPhone 5 mais de uma vez e restaurar o backup do outro aparelho, que por sorte ainda guardava no iTunes, mas mesmo assim não conseguia remover.

Perguntei até se o backup não poderia ser removido por eles, à pedido do usuário. A resposta foi não. De certa forma, eles estão certo, pois o backup é de propriedade do usuário e a Apple não pode ter acesso à ele.

ask-20120615-1c

Me foi sugerido então, pelo suporte avançado, que fizesse uma nova restauração do aparelho e que logo após a inicialização do mesmo, restaurasse o backup do iCloud (imagem acima). Também sem sucesso. Foi aí que me veio à cabeça o fato de que o iCloud poderia “amarrar” o backup com o número de série do aparelho, não permitindo apagar por outro dispositivo, como tentamos pelo MacBook ou pelo meu novo iPhone 5.

Como havia vendido o iPhone 4 para um amigo, acessei a conta do iCloud por esse aparelho e consegui enxergar os 2 backups realizados ao acessar a opção Gerenciar Armazenamento. Acessei o backup daquele aparelho e consegui apagar o backup logo na primeira tentativa. Com isso consegui realizar backups normalmente a partir do meu novo aparelho.

Fica a dica então para quem pensa em trocar de aparelho: Apague um backup anterior do iCloud antes de passar o antigo para frente. Você pode não ter a sorte que eu tive em ainda ter acesso ao aparelho.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.