Retrospectiva 2009, aqui!

Estamos exatamente na metade do ano! São 182 dias antes de hoje, HOJE, e 182 dias estão por vir antes de 2010. Com base nisso preparei uma rápida retrospectiva dos acontecimentos mundiais ocorridos até então. Confira! Se desejar acrescente algo em seu comentário!

retrospectiva 2009

Janeiro:
1- Barack Obama toma posse na presidência norte-americana. O primeiro presidente negro daquele país.

janeiro

2- Kaká recusa oferta do inglês Manchester City, uma proposta acima de 100 milhões de libras. Astronômica!
3- Cientistas norte-americanos realizam o primeiro teletransporte de informação quântica entre dois átomos separados à distância de um metro.

Fevereiro:
1- Satélites da Rússia e dos Estados Unidos colidem no espaço, 800 km acima da Sibéria, no primeiro acidente do gênero na era espacial.
2- Referendo na Venezuela aprova, com 54% de apoio, emenda constitucional que permite a reeleição ilimitada de ocupantes de cargos políticos, incluindo o presidente do país, governadores e deputados.
fevereiro
3- Barack Obama assina plano de ajuda econômica governamental de 787 bilhões de dólares para combater os efeitos da maior crise financeira da década e recuperar a economia norte-americana e mundial.

Março:
1- AIG, maior seguradora dos Estados Unidos, anuncia prejuízo recorde de 61 bilhões de dólares causado pela crise financeira mundial de 2008, levando o índice Dow Jones ao seu mais baixo nível em dez anos e derrubando bolsas no mundo inteiro.
2- Tribunal Penal Internacional expede mandado de prisão contra o presidente do Sudão Omar al-Bashir, por genocídio e crimes contra a humanidade, tornando-o o primeiro chefe de Estado em exercício do cargo na história a ser alvo de um mandado internacional de captura.
3- Hora do Planeta, promovida pelo WWF, leva 88 cidades de 37 países do mundo a apagarem as luzes de seus principais marcos por uma hora, em protesto contra o aquecimento global.

marco

Abril:
1- G-20, reunido em Londres, anuncia a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial de maneira a combater a crise financeira global.
2- Sismo provoca mais de 290 mortes, mil feridos, 28 mil desalojados e danos consideráveis em L’Aquila e em toda a Itália Central.
3- Fundadores do The Pirate Bay, maior site de BitTorrent ilegal do mundo, condenados à prisão na Suécia por pirataria virtual e infração de direitos autorais após cinco anos de atividades.
4- UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial.
5- Adriano, o Imperador, afirma que está na hora de “dar um tempo”.

abril

Maio:
1- Surto de gripe suína, causada pelo vírus H1N1, contra o qual ainda não existe vacina, espalha-se pelo mundo a partir da América do Norte, causando mais de 50 mortes e 4881 casos confirmados de contaminação na Europa, Ásia, Oceania e América Latina.
maio
2- Fútbol Club Barcelona conquista a Liga dos Campeões da UEFA de 2008-09.
3- Falece Augusto Boal, dramaturgo brasileiro.
4- Coréia do Norte e seus “testes” nucleares.

Junho:
1- General Motors apresenta pedido de concordata por perdas causadas pela crise financeira de 2008, sendo encampada pelos governos dos Estados Unidos e Canadá.
2- Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros.
3- OEA revoga a suspensão de Cuba de seu quadro de integrantes, em vigor desde 1962.
4- Semana de protestos por suspeitas de fraude na eleição presidencial iraniana provoca incêndios, passeatas, atentados suicidas e censura aos meios de comunicação, além de 29 mortos, centenas de feridos, prisões e caos em Teerã.
5- Michael Jackson morre aos 50 anos, em Los Angeles.
junho
6- Farrah Fawcett morre aos 62 anos, em Santa Mônica, Califórnia.
7- Diploma para jornalista? Por que? Qualquer um pode escrever qualquer coisa que chamamos de jornalismo!
8- Brasil bate EUA de virada e é Campeão da Copa das Confederações.

Não esqueçam de participar! Adicione em seu comentário aquele fato que você acha que faltou aqui!

*** UPDATE/ATUALIZAÇÃO:
Confira a segunda parte clicando aqui!

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.

  • rike

    faltou dá mais enfâse a noticia que mais marcou o ano de 2009 , A morte de michael jackson , vitor vc é bom mais pecou e FEIO!! , Ao não dá destaque ao eterno rei do pop , pelo jeito vc não gosta do mj , Q pena vc não gosta de coisa boa tem muito que aprender ,caiu seu conceito de bom pra PESSÍMO REDATOR , pois michael era metade homen e metade deus.

  • Vitória

    Michael ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • 1 mês antes de seu falecimento INESPERADO, Michael J. disse “temos 4 anos para reparar o planeta, depois disso os danos serão irremediáveis”.
    Não acreditei que ele estivesse falando simplesmente de meio-ambiente, ou mesmo que ele estivesse plenamente consciente do que dizia. Acabei vindo parar aqui em busca do que poderia ter acontecido em 2009 com reflexos até 2013. Retirei dois fatos que acredito que possam ter consequências irreparáveis e ninguém perceber o que está acontecendo:

    – pandemia de gripe suína
    – crise financeira que teve início no final de 2008
    (um terceiro fato que me chamou a atençao foi a “colisão espacial”)

    Se alguém, ou o próprio autor, tiver outra percepção a respeito, adoraria saber. Podem me procurar no meu blog e deixar comentário em qualquer post (agarotaquesonhava.blogspot.com)