Como resolver problema de lentidão no YouTube com o Vivo Fibra

Vivo Fibra

Não é de hoje que clientes Vivo Fibra reclamam de lentidão durante o streaming de vídeos pela Internet, principalmente quando o serviço utilizado é o YouTube e Netflix. Mesmo ao se realizar testes de velocidade, pode-se notar que a velocidade de download e upload exibidas fazem jus ao plano contratado (em algumas vezes até um pouco acima), mas mesmo assim há lentidão quando o assunto é vídeo, ficando bem caracterizado o traffic shapping – quando a operadora limita a velocidade de serviços que utilizam muita banda da sua rede – na conexão.

Felizmente há uma dica simples para resolver esse problema, apenas alterando os Servidores DNS padrões (200.204.0.10 e 200.204.0.138) para os servidores DNS públicos do Google que são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, respectivamente.

Basta acessar as configurações do roteador através do endereço http://192.168.1.1/padrao pelo seu navegador, inserir o login admin e usar como senha os últimos 4 dígitos do MAC (que está em uma etiqueta colada na parte traseira do roteador).

A configuração deverá ficar como na imagem a seguir:

smt-vivofibra-altdns

Feita as alterações, reinicie seu roteador e teste a conexão. Lembre-se de desconectar e reconectar todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi também.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.