Tendências no Gmail

Se você é usuário do Google Reader, com certeza já deve ter visto um link para Tendências, que nada mais é do que um resumo do leitor, mostrando o que você lê, compartilha, envia por email, ou marca com estrela. Ou seja, são estatísticas sobre suas inscrições, mostrando quais os que estão atualizados com freqência, inativos, o número de itens do mês, etc.

Um post recente de Ed Kohler indica um projeto em desenvolvimento, chamado Mail Trends (Tendências de E-mail) já que o Gmail não tem uma API própria. O Mail Trends usa o protocolo IMAP para ‘puxar’ os títulos das mensagens e em seguida explorar os dados, gerando tabelas, gráficos e distribuições baseadas em períodos do dia, destinatários, listas de e-mail, etc.

Atualmente o projeto ainda está nos diretórios do Google Code, e disponibiliza o código para download, mas infelizmente, para executá-lo em sua conta do Gmail, não será algo fácil. Caso tenha interesse e curiosidade, o site Lifehacker disponibilizou um guia de como fazer a instalação (em inglês).

Pra quem usa o Outlook, já existem um plugin chamado Xobni, que nos fornece as tendências de e-mail. Se um produto Microsoft tem, porquê não o Google também?

Embora seja um projeto claramente pessoal, aguardamos e torcemos para que seja apresentado no Gmail Labs e futuramente ativo no Gmail para podermos acompanhar nossas atividades de e-mail, assim como hoje é exibidido no Reader.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.