Teste o IPv6 no seu computador

IPv6

O IPv6 é a mais nova versão do protocolo de internet que está substituindo o IPv4, utilizado atualmente mas que está se esgotando devido ao crescimento da Internet(restam poucos endeços IP neste padrão). Hoje existem cerca de 4 bilhões de endereços IPv4 que possuem 32bits. O iPv6 terá 128 e, acredite se quiser, terá a capacidade uma capacidade 79 trilhões de trilhões de vezes mais endereços que o padrão atual.

Este novo protocolo de internet começou a ser testado hoje em grandes sites, portais e instuições de ensino de todo o mundo. Dentre estes sites podemos citar o Google (é claro), o Facebook, e o site da rede de TV americana CNN. O Brasil também possui sites já com esse protocolo: o portal Terra, e as universidades USP e Unesp.

Mas os testes não são restritos apenas à grandes sites e pesquisadores, qualquer um pode fazer um teste através de seu computador. E antes que perguntem, você não têm um endereço IPv6 e provavelmente seu provedor de acesso também não terá (ainda), mas poderá acessar sites através de um aplicativo chamado Gogo6 IPv6 Tunnel.

Gogo6 IPv6 Tunnel

O Gogo6 IPv6 Tunnel é um aplicativo (cliente) para Windows que permite a você navegue por sites com IPv6. Basta fazer o download, instalar e usar. O aplicativo é gratuito e você pode clicar aqui para fazer o download.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • E pra Mac?

  • thewho

    Fora o aumento de ips, qual a vantagem do ip6?

    • Além do aumento de endereços, existe um grande quantidade de novos benefícios que o IPv6 irá trazer, como Criptografia IPSec nativa, Mobile IPv6 (uma espécie de portabilidade de IP, da mesma forma que você faz com seus números de telefone), extinção do NAT e Broadcast, pacotes com até 4GB, menor carga nos roteadores, um QoS melhorado e por fim, autoconfiguração, ou seja, não existirá mais endereço IP manual.

      Você pode ver detalhadamente cada novo recurso aqui.

  • Me preocupo bastante com o fim do NAT. É só preocupação boba ou o ataque a máquinas irá aumentar radicalmente?

    Hoje em dia muita gente deixa seu S.O. sem atualizações, sem firewall, sem antivírus… Vai ser um prato cheio para muitos hackers caso esses cidadãos estejam conectados diretamente com IP real… Ou não?

  • Pingback: PR19 » Teste o IPv6 no seu computador()

  • Pingback: Teste o IPv6 no seu computador « Jornal de Caruaru – Informática()