Transforme seu PC em um centro de entretenimento multimídia

XBMC

Se você, assim como eu, gosta de assistir vídeos (filmes, shows, seriados), ouvir música e até mesmo visualizar fotos em slideshow no seu computador, com certeza você irá gostar do XBMC (que inicialmente era sigla para Xbox Media Center, mas depois passou a se chamar apenas por estas 4 letras).

O XBMC é um aplicativo para Windows, Linux, Mac OS e AppleTV e que ainda possui uma versão para você gravar e usá-lo a partir de um CD/DVD ou pendrive, que transforma seu computador em um centro de entretenimento multimídia completo. Além de poder reproduzir arquivos de vídeo com legendas, ouvir música ou fazer apresentação com imagens, você também pode facilmente organizar, rotular e manipular suas bibliotecas.

Ele reproduz todo seu conteúdo multimídia por meio de aplicativos que rodam em background, tornando a experiência confortável para o usuário que não precisa interromper a reprodução atual para manipular ou pesquisar outros arquivos.

Veja algumas screenshots que tirei agora pouco:

XBMC

XBMC

XBMC

Uma das coisas legais é que você pode adicionar arquivos de outros computadores em rede na sua biblioteca, graças aos vários protocolos de rede (incluindo SMB e FTP) suportados pelo XBMC. Por exemplo no meu caso, instalei o programa no MacBook e adicionei os filmes e seriados que estão contidos no HD Externo ligado ao iMac. Apesar de o compartilhamento ter sido via wi-fi não percebi nenhuma lentidão ou travamento durante as reproduções.

Você ainda pode customizar o aplicativo fazendo download de temas (skins), plugins e scripts gratuitamente no site do desenvolvedor. Note nas imagens que fiz uso de 2 temas diferentes: a primeira imagem com o skin Transparency! e as demais com o tema padrão do software.

Mesmo sendo bem completo, o XBMC é bem fácil de usar e configurar. Se você gostou, você pode fazer o download grátis através do seu site oficial: http://xbmc.org/

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.