Tutorial: Como calibrar a bateria do MacBook, MacBook Pro ou MacBook Air

Para garantir o funcionamento correto do seu MacBook, a Apple recomenda calibrar  sua bateria de tempos em tempos (com uma exceção que tratarei adiante) para que ela permaneça eficiente e mantenha os indicadores de carga sempre exatos no menu do seu Mac OS – quem nunca reparou que a percentagem de carga algumas vezes não chega a 100% ? É justamente isso que a calibragem corrige.

bateria macbook pro

Para verificar a saúde de sua bateria recomendo usar 2 aplicativos: Battery Health, que é gratuito e pode ser baixado na App Store, ou o Watts que custa US$6,95 (porém possui uma versão grátis por 30 dias) mas além de fornecer informações sobre a situação do seu equipamento, também lhe orienta a fazer a calibragem correta da bateria. Esse último é o que tenho instalado em meu MacBook Pro.

Se você, assim como eu, faz uso do seu MacBook ligado diretamente na tomada e poucas vezes faz uso da carga da bateria, é aconselhável fazer a calibragem da bateria uma vez por mês.

MacBook Pro Retina

Para calibrar sua bateria, caso você não deseje utilizar o aplicativo Watts, repita os passos do vídeo a seguir, lembrando que o processo é o mesmo para qualquer modelo de notebook da Apple, seja ele um MacBook Pro ou MacBook Air.

Links para Download:

Battery Health – https://itunes.apple.com/br/app/battery-health/id490192174?mt=12

Watts – http://binarytricks.com/

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.