TV ao Vivo durante suas viagens pela Azul

Há algum tempo atrás, durante o retorno de uma viagem à trabalho, tive a oportunidade de conhecer e experimentar o sistema de TV ao Vivo oferecido pela Azul em parceria com a SKY, empresa de TV por assinatura via satélite, e me surpreendi tanto pelo fato de ser uma novidade, como pela qualidade do serviço fornecido.

Azul é a primeira companhia aérea da América Latina a oferecer TV ao vivo em suas aeronaves (com algumas exceções, mas falaremos disso daqui a pouco), para que seus passageiros tenham mais de 50 novas opções de entretenimento individuais durante suas viagens, sejam elas à passeio ou a trabalho como foi no meu caso. São ao todo 48 canais (21 deles para as afiliadas da Rede Globo) ao vivo e até 9 canais com programação gravada.

Programação SKY

As telas individuais são afixadas na poltrona à frente e têm um guia de programação (veja acima) semelhante ao que os assinantes SKY possuem em casa, onde a navegação é feita por um controle posicionado no descanso de braço de cada poltrona:

controle remoto

Um dos pontos que mais me surpreendeu foi que tirando alguns pequenos chiados durante a decolagem e o pouso, o sinal permaneceu constante e sem falhas desde o momento em que entrei na e comecei a fuçar no menu e escolher algo para assistir. Os programas exibidos possuem informações como duração, ano de lançamento (no caso de filmes ou séries), idioma e uma breve sinopse.

O audio é a parte que ainda precisa ser melhorada, e muito. Não pela qualidade de transmissão, mas pelo acessório fornecido. A Azul dispõe aos passageiros fones de ouvido tão vagabundos ruins quanto, mas menos problemáticos que os da TAM. Os fones são muito simples e não apresentaram falhas – nenhum lado perdeu áudio -, mas dependendo do tempo de uso começa a incomodar.

Além da programação da TV, o serviço oferece ainda um mapa de viagem para que você possa acompanhar todo o percurso e informações do vôo como altitude e velocidade atual:

Mapa de Vôo
Mapa de Vôo

Como mencionei no início, nem todas as aeronaves possuem TV ao vivo para passageiros. Algumas delas só transmitem programas gravados e outras como algumas aeronaves da Embraer e os modelos turboélice (aquelas com hélices ao invés de turbinas nas asas) nem mesmo possuem os monitores. Não achei nenhuma informação da companhia sobre uma futura inclusão do serviço nesses aviões.

Segundo a companhia o serviço adicional é gratuito e não acarreta em aumento no valor das passagens nos vôos em que têm disponibilidade. Menos mal.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.