Twitter: Dicas para ganhar mais seguidores e retweets

Confira algumas dicas para se tornar mais sociável no Twitter e assim conseguir um maior número de seguidores e mensagens retweetadas:

Turbine seu perfil
Adicione todas as informações que você julgar importante e e escolha um fundo que fornece uma imagem interessante, e que talvez tenha algumas informações extras sobre você. O seu perfil (que você vê quando você acessa http://twitter.com/usuário) é a primeira coisa que as pessoas vão ler para decidir se vão ou não segui-lo. O perfil é tão importante quanto o seu cartão de visita.

Promova-se!
Certifique-se de que todos saibam que você está presente no Twitter. Adicione seu nome de usuário do Twitter em sua assinatura de e-mail, divulgue-o através do seu site ou blog e ainda se você tiver uma empresa, é interessante também divulgar em seus cartões de visita. Se você for convidado a escrever um artigo para algum outro blog, faça menções ao seu usuário no Twitter para que as pessoas saibam como encontrá-lo.

camiseta Twitter

Conecte-se as pessoas certas
Se tornar interessante sozinho é bem complicado. Então torne-se uma pessoa legal, e trate de se misturar com pessoas do seu nicho, de preferência com pessoas influentes. Não basta apenas segui-los, tente colaborar com seus conteúdos, respondendo ou criticando mensagens e até mesmo divulgando-as quando achar que também será interessante a seus seguidores.

Informe e também inspire
Envie mensagens de forma a entreter, informar e até mesmo inspirar seus leitores. Não é interessante divulgar o que você come e bebe. O ideal é divulgar pensamentos inteligentes, notas rápidas, links de artigos, etc.

Retweets
O retweet é a melhor maneira de fácil de divulgar conteúdo quando criado por outras pessoas. Não é atoa que você sempre lê mensagens da sua timeline iniciadas por RT.. Crie um hábito de divulgar tweets de quem você segue, mesmo que eles já tenham sido compartilhados por seus amigos. Além do mais é uma boa maneira de manter seu perfil atualizado, mesmo quando está em inspiração ou tempo para produzir conteúdo.

Dicas para retweet
Foque no conteúdo e torne as informações fáceis de serem compartilhadas: mantenha o tweet curto e certifique-se de incluir todas as informações em um tweet. Coisas que as pessoas gostam de retweet: cotações, notícias, fotos bonitas, temas controversos e perguntas, piadas, etc. Mensagens extensas tendem a serem cortadas a medida que o número de retweets aumenta.

relevancia no Twitter

Influência ou muitos amigos?
Se tudo que você quer é ser popular na rede, seu foco é apenas nos números. Mas se quiser tornar-se influente, o objetivo é se tornar interessante, criar e divulgar conteúdo.

Gostou da dicas acima? Quer compartilhar alguma outra tática não citada? Colabore através de comentários abaixo.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.