Usando Twitter no Adium

AdiumEsses dias atrás eu usei uma versão de testes do Adium 1.4 (pra quem não sabe, é um dos melhores clientes de mensagens instantâneas para Mac, com suporte a ICQ, MSN, Gtalk, etc.) que agora possui uma função para uso do Twitter.

Basicamente essa é a única novidade, pois com exceção de uma pequena melhoria no módulo do Facebook, o o resto é praticamente igual. Se você quiser testar também essa versão beta (por sua conta e risco), você pode fazer download aqui. Essa página é atualizada todas as noites com versões instáveis que nem mesmo são consideradas como Beta.

Para usar o Twitter no Adium é necessário dar permissão ao Adium para se conectar ao Twitter. Esse processo é parecido com aquele para usar o Twitter no Gmail, e é realizado através de uma página na Web:

Twitter no Adium

Se o funcionamento do Twitter no Adium fosse seguir os padrões de conversas com seus contatos, sua tela ficaria entupida de novas janelas – 1 para cada pessoa que você segue, e seria praticamente irritante de se usar. Pensando nisso, o cliente funciona exibindo uma única janela todas as mensagens ou “twittadas” das pessoas que você segue.

Uma coisa que já era de se esperar é que apesar dessa funcionalidade, o Adium nunca irá funcionar tão bem como outros clientes para desktop como o Tweetie, TweetDeck ou Twitterific. Mas pode ser usada esporadicamente para enviar e ler mensagens rapidamente no seu Twitter.

Espero também que algumas melhorias ainda venham a ser feitas até o lançamento da versão final do Adium 1.4, para que possamos fazer o download e brincar um pouco com as novas funções.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.