Dados sobre o uso de smartphones no Brasil e Estados Unidos

Quanto tempo por dia você passa no seu smartphone? Deste tempo quanto você dedica para cada atividade? Esse artigo traz algumas informações sobre o uso dos aparelhos celulares smartphones inteligentes nos Estados Unidos e no Brasil. Sejam eles BlackBerry, iPhone ou Android o uso que você faz de sua máquina está representado mais adiante.

uso de smartphones

Segundo dados recém lançados pela Experian Marketing Services usuários adultos de smartphones passam em média 58 minutos por dia usando o aparelho.  Mas o mais interessante são os outros dados que a pesquisa traz sobre o tipo de uso feito pelos usuários. A maior parte do tempo (26%) os usuários utilizam para falar ao telefone seguido por mensagens que equivalem a 20% dos 58 minutos. Redes sociais seguem com 16% do tempo dos usuários enquanto que o acesso a websites ficou com 14%. E-mail e outras atividades empataram com 9% enquanto jogos atingiram a marca de 8%. As atividades analisadas pela pesquisa incluem tanto o uso dos recursos próprios dos smartphones como também os aplicativos baixados pelos usuários. Veja a representação no gráfico abaixo:

Uso de Smartphones

O quadro brasileiro difere do cenário norte-americano. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope e a WIN o Brasil, com um uso diário de 59 minutos, ultrapassa a média mundial de uso de celulares que é de 42 minutos. Para uso de smartphones os dados aumentam: são 84 minutos diários. Ainda que o uso seja alto, a difusão dos aparelhos no Brasil é limitada em relação àquela apresentada em outros países. A penetração de smartphones que chegou a 18% em 2012 no Brasil ainda está longe da média mundial de 48%.

Além destes dados, a Google lançou um relatório sobre o uso de smartphones no Brasil, seus números se referem somente ao uso feito pelos usuários de celulares inteligentes. O relatório aponta que 40% dos usuários usaram seus gadgets todos os dias em um período de sete dias. Quase três quartos (73%) dos usuários não saem de casa sem seus dispositivos.

O uso de smartphones se dá em qualquer lugar, sendo em casa, o mais usado com 96% dos usuários, seguido pelo trabalho com 82% e restaurantes com 69%.

Destes usuários, 42% acessam a internet nos celulares pelo menos uma vez por dia e 50% pesquisam em todos os dias. Quanto às compras 66% afirmam fazê-las pelo menos uma vez por mês.

E você o que acha destes dados? Eles representam o uso que você faz do seu smartphone? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.