Vídeos do YouTube sem Lag no Firefox

Quem usa o Mozilla FireFox certamente já passou raiva com os travamentos durante os vídeos do Youtube, mesmo que seja por pouco tempo e até mesmo quando se deixa carregar todo o vídeo para assistir depois.

Isso acontece devido a uma melhoria (estranho einh!) que foi implementada na versão 2.0 para salvar abas. Já percebeu que, quando o navegador trava ou fecha automaticamente, ao abrí-lo novamente ele pergunta se você deseja recuperar? E isso tente a piorar se o número de abas abertas ao mesmo tempo por grande, pois haverá um tempo maior de processamento para salvar.

Mas há uma maneira simples de resolver esse problema, e voltar a assistir normalmente os vídeos. Basta alterar o valor uma função do navegador. A operação é simples, mas não nos responsabilizamos por quaisquer danos que possam vir a acontecer.

Abra o Firefox e digite about:config na barra de endereços – aquela que você usa pra digitar a URL dos sites.

Será exibida uma mensagem de segurança. Aperte ok.

about:config

Abaixo da barra de endereços, você encontrará um campo de busca. Digite browser.sessionstore.interval e tecle Enter.

O endereço será filtrado e será exibido apenas o necessário. Dê 2 cliques sobre o valor 10000 que aparece (ou clique com botão direito, e em seguida, Editar). Esse valor é o tempo (em milissegundos) entre cada operação para salvar as abas do FireFox, ou seja, o padrão 10000 são 10.000 milissegundos ou 10 segundos.

Coloque 300000 para salvar a cada 5 minutos, ou 120000 para salvar a cada 2 minutos. Você quem decide.

Feito isso, seus vídeos do YouTube não serão mais exibidos com lag no Firefox. Caso não obtenha o resultado esperado, tente alterar o valor para o outro sugerido acima.

Mas se você quer acabar com o lag dos vídeos sem precisar fuçar em nada, pode optar pelo plugin Bywifi, que tem a função de acelerar o streaming dos vídeos do YouTube vistos pelo FireFox, e de quebra ainda permite fazer download ao final.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.