Windows Azure, a Microsoft aderindo à nuvem

O Windows Azure é um sistema operacional baseado na nuvem, que atua como o ambiente de desenvolvimento, hospedagem de serviços e gerenciamento para a plataforma Windows Azure. Fornece computação sob demanda e armazenamento para hospedar, escalar e gerenciar aplicações via Web, nos datacenters da Microsoft.

Esta plataforma extremamente flexível se integra facilmente aos ambientes locais já existentes, como o Microsoft Visual Studio®, além de protocolos e padrões populares, como SOAP, REST, XML e PHP.

O Windows Azure fornece quatro tipos de serviços principais: computação, armazenamento, malha computacional e gerenciamento automatizado de serviços, que resultam em uma série de benefícios para os clientes. Veja abaixo alguns benefícios dessa nova plataforma.

  • Acelera o desenvolvimento e simplifica a implantação.
  • Permite o escalonamento vertical e horizontal de forma rápida, sem procedimentos operacionais complexos.
  • Maximiza a utilização de recursos e reduz o investimento em equipamentos de hardware que permaneceriam ociosos. As empresas podem consumir os recursos que precisam.
  • É suportado pelo Acordo de Nível de Serviço (SLA) e aproveita a experiência da Microsoft em serviços como Windows Update, Hotmail e software online para produtividade corporativa.
  • Permite que os profissionais continuem a usar suas ferramentas, linguagens e habilidades para construir e implantar aplicações baseadas na nuvem. Os desenvolvedores podem escolher a plataforma de implantação que melhor atende às necessidades individuais de cada negócio.

Para conhecer mais sobre o Windows Azure, veja o site da Microsoft: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/editions/windowsazure.mspx?_categoryId=

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.